O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, criado pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, é uma Autarquia Especial Corporativa, dotada de personalidade jurídica de direito público.

Sua estrutura, organização e funcionamento são estabelecidos pelo Decreto-Lei nº 9.295/46 e pela Resolução CFC nº 1.370/2011, que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI é o documento de planejamento do CRCAL para o período 2018/2019, elaborado em 2017, para vincular à nova gestão e ao novo planejamento estratégico, o qual será elaborado pelo Sistema CFC/CRCs, podendo sofrer ajustes, se necessário, visando adequar sua implantação integralmente ao planejamento que será executado a partir de 2018.

O objetivo do Plano Diretor de TI é ampliar os modelos de Gestão de conhecimento e inovação, Governança Corporativa e Tecnologia da Informação.

Conteúdo abordado é um trabalho elaborado através de técnicas para melhor desempenho institucional em TI e que envolve todo o levantamento da situação do órgão em relação a supervisão desde a sua infraestrutura, corpo funcional, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, prazos e metas, definições de estratégias.

Através deste plano pode se determinar as melhorias e rotinas administrativas dos setores, minimizar dependência de empresas terceirizadas, ampliar ou diminuir determinados investimentos e investir na capacitação em TI.

O PDTI visa atender as propostas da administração pública, alocação dos recursos em TI, gerar valor ao órgão, satisfazer clientes, melhorar a transparência e compartilhamento das informações com monitoramento mensalmente e revisão anual.