28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

PVCC marca a data com live sobre o Observatório Social do Brasil

Por Hannah Copertino

Ascom CRCAL

Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Durante todo o mês, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), fez campanha para doação de sangue, direcionada aos profissionais contábeis, e promoveu lives em seu perfil no Instagram com assuntos referentes ao trabalho voluntário e com prestação de serviço à comunidade.

Foram discutidos os seguintes assuntos: Finanças e Bem Estar: Consumo e Controle; Participação do Contador nas Ações de Voluntariado; e a Importância dos NAFs para os universitários e a sociedade.

Na última live da Série Voluntariado, os contadores José Carlos Melo, coordenador do PVCC em Alagoas e a Joana Dark, coordenadora do PVCC em Pernambuco e integrante da Comissão Nacional no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), irão falar sobre Observatório Social do Brasil, nesta sexta-feira (Dia do Voluntariado), a partir das 17h, no perfil do CRCAL, no Instagram – @crc_al.

“Queremos conclamar os nossos colegas contadores para que participem, somem forças conosco no Programa de Voluntariado da Classe Contábil, emprestando seu tempo, seu conhecimento para diversas áreas de atuação: educação financeira, fiscal, além das ações de voluntariado local com doações a instituições sociais. Em nome do PVCC, parabenizo e agradeço aos voluntários, em especial os profissionais contábeis, que se doam na construção na construção de um mundo melhor”, disse o coordenador estadual do PVCC e conselheiro do CRCAL, contador José Carlos Melo.

Sobre o Observatório Social:

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros, que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

O OS está presente em 17 estados e 157 cidades brasileiras. Em Alagoas, o CRCAL soma forças com outras instituições e realizando palestras com o objetivo de unir voluntários para criar o OS no estado. Por causa da pandemia, os encontros periódicos foram suspensos e ainda não há previsão para a implantação do Observatório Social por aqui.

Sobre o PVCC:

Para atuar no incentivo à prática solidária e na construção de uma sociedade mais sustentável, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) instituiu, em 2008, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta com profissionais envolvidos em diversas atividades voluntárias. Atualmente, o programa conta com mais de oito mil contadores voluntários.

Seus sub-programas são: Educação Financeira; Doações ao FUNCRIANÇA e NAF – Núcleo de Ação Fiscal; Observatório Social do Brasil e Ações de Voluntariado Local. Em Alagoas, este ano, além da campanha de doação de sangue e realização das lives, o PVCC atuou em campanhas de arreacadação de alimentos, materiais de limpeza e fraldas geriátricas, que foram doados a instituições de caridade de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.