Destaques

CRCAL pleiteia adiamento na implantação da nova plataforma de emissão de Notas Fiscais da SEMEC

Conselho encaminhou à SEMEC ofício solicitando o adiamento do prazo para 31 de dezembro

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) encaminhou, no dia 29 de julho, ofício, com pedido de adiamento na utilização da plataforma de emissão de Notas Fiscais, para a Secretaria Municipal de Economia (SEMEC). O pleito destaca o curto prazo para o cadastramento dos contribuintes como principal empecilho para a utilização imediata da plataforma, tendo em vista que a mudança abrupta pode prejudicar o contribuinte.

O Presidente do CRCAL, José Vieira, solicitou a secretaria municipal que o prazo para implantação total da plataforma seja adiado para 31 de Dezembro, visando possibilitar o cadastramento, sem riscos de comprometer o contribuinte.

“A nova plataforma não possibilita que o profissional contábil faça a migração de dados, é necessário se fazer o cadastramento do zero. O que demanda tempo, são detalhes importantes. Isso aliado ao fato de que o processo sofreu mudanças, o que dificulta ainda mais essa logística”, destacou José Vieira.

O ofício ainda sugere que o órgão responsável não desative as plataformas anteriores no sentido de que, em caso de dificuldades, as obrigações possam ser cumpridas. “Estamos à disposição para diálogo, acredito que juntos poderemos chegar a um denominador que seja favorável para ambos. Seguiremos promovendo e contribuindo com treinamentos para viabilizar o uso da nova plataforma”, complementou o Presidente.