Skip to main content
search
DestaquesGeralNotícias

Conselho e Receita visitam projeto musical que recebe recursos da destinação do IRPF

Por 14/04/2023julho 21st, 2023Sem comentários

Christiane Duarte e João Paulo Macena
Comunicação CRCAL e Comunicação Delegacia Receita Federal em Maceió

Fotos: João Paulo Macena

Música, emoção e solidariedade.

A apresentação dos jovens músicos da Filarmônica Emeriato Pereira de Lima emocionou a comitiva de representantes do CRCAL e da Receita Federal, durante a visita à cidade de Campo Alegre, na manhã de sexta-feira (14).

Patrimônio Cultural Imaterial do município, a Filarmônica é mantida pela Associação Musical dos Amigos de Campo Alegre (Amaca).

A entidade desenvolve um trabalho de educação musical e cidadania, com aporte de recursos da destinação do Imposto de Renda Pessoa Física, repassados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) de Campo Alegre.

Junto com outras arrecadações, os recursos vindos da destinação do IRPF ajudam na manutenção do prédio e compra de instrumentos musicais.

Na quinta-feira à noite, em Arapiraca, o Conselho de Contabilidade e a Delegacia da Receita Federal fizeram um evento gratuito para contadores e estudantes de ciências contábeis, sobre Imposto de Renda e sobre a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, que incentiva os contribuintes a destinarem parte do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos da Pessoa Idosa.

Segundo o presidente da associação, Ednaldo Cavalcante, esse apoio da Receita e seus parceiros é fundamental para que o trabalho na Amaca tenha continuidade e se fortaleça seja na melhoria do prédio e da estrutura, seja para a compra de instrumentos.

“É através desses recursos destinados ao FDCA a partir do Imposto de Renda que temos a condição de manter a escola de música. Isso tira o jovem da ociosidade. Ele vai para escola e no outro horário vem aqui aprender música. Esse apoio da Receita e dos contadores tem feito a diferença aqui”, afirmou Ednaldo.

CIDADÃO SOLIDÁRIO

Na campanha da Receita Federal ‘Eu Sou Cidadão Solidário’, a própria população faz a destinação de parte do Imposto de Renda para ajudar, através de fundos, crianças, adolescentes, idosos, projetos culturais, audiovisuais e desportivos.

O Delegado da Receita Federal em Maceió, Reinaldo Almeida, destacou como foi ver na prática a utilização dos recursos arrecadados a partir da campanha de destinação.

“Foi emocionante participar desse momento e ver a materialização dessa campanha que a Receita Federal tem feito. A associação fez o projeto, recebeu o recurso e aplicou. Esse projeto está de parabéns, o município também, sobretudo na eficiência da captação. É um verdadeiro exemplo a ser seguido”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social e Direito à Cidadania do Município de Campo Alegre, Janaína Matias, lembrou que o trabalho feito no município, que também capta recursos de fundos para outras instituições, tem servido de modelo para outras cidades alagoanas.

“Esse trabalho serve de inspiração para outros municípios que vêm conhecer o que tem sido feito aqui em Campo Alegre. Para nós, isso é motivo de satisfação”, revelou.

O presidente do CRCAL, contador José Vieira, enfatizou que ver o trabalho da Amaca na prática fortalece a parceria.

“Temos feito verdadeiras peregrinações com a Receita Federal para que projetos assim saiam do papel e possamos praticar o bem. Aqui vocês dão essa lição e nos fortalece para que possamos continuar a construção de um mundo melhor”, concluiu.

Close Menu