DestaquesNotícias

Sessão Plenária de janeiro apresenta atribuições das câmaras e novas comissões do CRCAL

Por 28/01/2022fevereiro 4th, 2022Sem comentários

Por Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

O pleno do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizou na última sexta-feira (28), por videoconferência, a primeira sessão plenária de 2022. Com presença dos novos conselheiros eleitos, o plenário aprovou o calendário de atividades para o ano, conheceu o planejamento das câmaras e a reformulação das comissões temáticas.

Por ser a primeira plenária do ano e com a nova composição do pleno renovada em dois terços, o presidente José Vieira abriu os trabalhos com uma fala sobre comprometimento e ética institucional.

Vieira, que assumiu este ano o seu segundo mandato à frente do CRCAL, reforçou aos novatos e veteranos a importância da dedicação pessoal para a união coletiva da classe contábil.

“Sabemos que a nossa missão é grande e que precisa ser conciliada com as nossas tarefas pessoais. Nosso trabalho é honorífico – não remunerado – mas isso não pode diminuir nosso engajamento, pois fomos eleitos para defender e desenvolver a atividade profissional contábil, conforme as diretrizes do nosso Conselho Federal”, enfatizou o presidente.

Composto por 12 conselheiros efetivos, o Plenário do CRCAL reúne-se mensalmente para discutir e julgar os processos do mês. Na sessão de janeiro foi apresentado o calendário anual de atividades internas, com a previsão das datas de reuniões Plenárias, do Conselho Diretor, das comissões e das quatro câmaras, lideradas pelos vice-presidentes (VPs).

APRESENTAÇÃO DAS CÂMARAS

A conselheira Adriana Araújo, VP de Administração e Planejamento, fez uma apresentação sobre a nova composição e atribuições de sua câmara e prestou contas das atividades realizadas em 2020 e 2021, quando foi VP de Registro e coordenou a Comissão da Mulher Contabilista.

O VP de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina, Antônio Guedes, falou sobre a atuação de sua câmara para a valorização da classe contábil em Alagoas. Ele destacou que contadores e técnicos são defensores das riquezas da  nação e que o registro profissional, junto com o combate à atividade dos leigos, são meios de fortalecer a relevância destes profissionais.

O novo VP de Controle Interno, Nicholas Cansanção do Nascimento, apresentou um levantamento sobre a gestão de contas do conselho e indicou as propostas de melhorias nos processos internos, com mais ferramentas de automação e organização de trabalho.

NOVAS COMISSÕES

Uma mudança apresentada na reunião plenária de janeiro foi relativa às nove comissões temáticas do CRCAL, que são grupos formados por conselheiros eleitos e profissionais de notório saber, que não necessariamente fazem parte do conselho.

Nesta nova gestão, o presidente José Vieira anunciou a criação de mais duas comissões, uma fusão e a criação de um Grupo de Trabalho (GT). A apresentação foi feita pelo VP de Desenvolvimento Profissional, José Carlos Melo.

“Estamos criando as comissões de Perícia Contábil e de Representantes junto à Semec [Secretaria de Economia de Maceió]. Vamos unir ainda outras duas comissões, formando a Comissão Política, Legislativa, Institucional e de Prerrogativas, que cuidará das relações institucionais com os Poderes e representará a defesa da atividade contábil perante os órgãos de controle”, explicou o VP.

O vice-presidente também confirmou na plenária a criação de um Grupo de Trabalho da Diversidade, já anunciado pelo Presidente José Vieira, em seu discurso de posse, no último dia 03 de janeiro.

O GT trará para a instituição o debate e os encaminhamentos para equidade social de grupos considerados minoritários, com foco em ações para defesas dos direitos das mulheres contabilistas, combate ao racismo estrutural, inclusão das pessoas com necessidades especiais e do grupo LGBTQIA+.

A Diretora Executiva, Selma Araújo, funcionária mais antiga do CRCAL, apresentou questões de ordem e comentou sobre o entusiasmo dos novos membros do conselho. “Tivemos uma grande participação, o que mostra o comprometimento de cada um. Sem dúvidas, teremos uma repaginada na história do Conselho de Contabilidade de Alagoas”, proferiu Selma.

Por fim, o presidente José Vieira elogiou a apresentação dos quatro vice-presidentes e demonstrou otimismo com a nova gestão que comandará pelo biênio 2022/2023. “Tenho certeza que iremos melhorar ainda mais a atuação do conselho e fortalecer a categoria contábil. Mais que nunca, precisamos promover mais inclusão da nossa classe, garantir a formação continuada e exercer o nosso papel social enquanto categoria profissional e cidadãos”, arrematou o presidente.