Departamento de Fiscalização

.

ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS DA FISCALIZAÇÃO

setor_fiscalizacao_1A atividade fiscalizadora visa a valorização e a melhoria da imagem da profissão contábil, bem como a proteção do usuário da contabilidade e a sociedade como um todo. Entretanto, para isso, torna-se necessário conscientizar individual e coletivamente a classe, no sentido de valorizar cada um de seus membros, valendo-se, para tal fim, dos meios restritivos e coercitivos que se justifiquem e se coadunem com a dignidade, a responsabilidade e o respeito aos princípios profissionais.
A fiscalização do exercício profissional é meta prioritária dos Conselhos Regionais de Contabilidade, senão razão fundamental de sua existência.
É grande, assim, a responsabilidade dos fiscais de dar sentido às suas prerrogativas funcionais e elevá-las de tal forma que signifiquem a própria elevação da imagem do conselho. Exige uma tomada de posição mais enérgica por parte do órgão, no sentido de que tenhamos profissionais e empresas que exerçam ou explorem a atividade contábil à altura do nosso desenvolvimento econômico e cultural, onde o profissional da contabilidade deve ocupar posição das mais destacadas com zelo, diligência e honestidade, observando a legislação vigente, resguardando os interesses de seus clientes, sem prejuízo da dignidade e independência profissional.

setor_fiscalizacao_2
PROJETOS DE FISCALIZAÇÃO

As metas do plano de trabalho para o exercício contemplam os conceitos de Diligências não Qualificadas e de Diligências Qualificadas, conforme dispõe a Resolução CFC n.º 890/00:

DILIGÊNCIAS NÃO QUALIFICADAS - envolvem o programa anual de visita às organizações contábeis; às empresas comerciais, prestadoras de serviços e industriais; as entidades sem fins lucrativos; condomínios e aos órgãos públicos, tanto na capital como no interior do Estado de Alagoas.

DILIGÊNCIAS QUALIFICADAS - realizadas em todos os CRC’s a partir de Janeiro/01, tendo por finalidade desenvolver uma ação fiscalizadora de apuração técnica do resultado do trabalho de técnicos em contabilidade, contadores, auditores e peritos contábeis. Os parâmetros qualificados verificados nas organizações contábeis são os seguintes: Escrituração Contábil, Demonstrações Contábeis, Decore, Contrato de Prestação de Serviços, Auditoria e Perícia.

E-mail do Departamento de Fiscalização: fiscalizacao@crcal.org.br
Contatos: (82) 3194-3004 / (82) 3194-3006

Christiano Rodrigues Batista – Fiscal Contador
E-mail: christiano.fiscal@crcal.org.br

Teresa Cristina da Rocha Santos – Assistente Administrativo
E-mail: teresarocha@crcal.org.br

Kedson Queiroz Andrade – Fiscal Contador
E-mail: kedson.fiscal@crcal.org.br