Skip to main content
search
Notícias

1º Circuito Técnico vai discutir minuta de norma sobre Relato Integrado

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Um dos temas contábeis mais relevantes em discussão, atualmente, em nível internacional, diz respeito à regulamentação dos relatórios de sustentabilidade. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio de dois Grupos Técnicos (GTs), instituídos e coordenados pela Vice-Presidência Técnica, elaborou a minuta de Orientação Técnica OCPC 09 – Relato Integrado e, nesta sexta-feira (31/7), às 15 horas, irá discutir o assunto em seminário on-line aberto aos profissionais da contabilidade.

O webinar sobre Relato Integrado – o primeiro da série Circuito Técnico – será realizado através de plataforma on-line, com transmissão simultânea para o canal do CFC no YouTube (youtube.com/CFCBSB).

Circuito Técnico

A conselheira do CFC pelo Estado do Pará, Ticiane Lima dos Santos, é a coordenadora do projeto Circuito Técnico, que tem a finalidade de expandir o debate com a classe contábil, dar conhecimento dos assuntos que estão em discussão na Câmara Técnica do CFC, colher sugestões e incentivar a participação dos profissionais nas audiências públicas.

“Este projeto surgiu na Câmara Técnica e tem o objetivo de debater e socializar os temas que são normatizados pelo CFC, assim como ampliar a contribuição dos profissionais da contabilidade, de forma prática, no aperfeiçoamento das resoluções”, afirma Ticiane.

A regulamentação da profissão contábil é uma das atribuições legais do Conselho Federal de Contabilidade e, segundo previsto na Resolução CFC nº 1.328/2011, as NBCs, com exceção dos Comunicados Técnicos, devem ser submetidas à audiência pública com duração mínima de 30 dias.

Com eventos periódicos, o Circuito Técnico vai apresentar as normas em processo interno de discussão, em audiência pública ou recém-publicadas pelo CFC.

Para a coordenadora do projeto, a participação dos contadores e técnicos nesses eventos é fundamental para a qualificação profissional e para a atualização de conhecimento, aspectos importantes para o desenvolvimento da classe contábil.

Após o tema Relato Integrado, o próximo tema a ser debatido será Auditoria Governamental, cuja minuta está aberta para comentários no site do CFC – consulte: Alteração da Resolução 1.328/2011.

Relato Integrado

Neste dia 31 de julho, às 15 horas, o 1º Circuito Técnico terá como palestrante o conselheiro do CFC Aloísio Rodrigues da Silva, que foi relator, na Câmara Técnica, da minuta da Orientação Técnica OCPC 09 – Relato Integrado. Esta versão prévia da norma será disponibilidade em consulta pública em breve.

O webinar irá contar com a abertura do vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Idésio da Silva Coelho Junior, e com a moderação da vice-presidente Técnica do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Sônia Maria Gomes.

Inscrições

Para se inscrever para o seminário on-line, acesse o Sistema de Eventos do CFC (https://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/). Quando fizer a inscrição, é importante verificar se o seu e-mail cadastrado no sistema está atualizado porque o link para entrar na plataforma do webinar será enviado para este endereço eletrônico.

Para receber o certificado, é necessário fazer a inscrição no Sistema de Eventos.

Quem acompanhar o 1º Circuito Técnico pelo canal do YouTube não terá direito a certificado.

Close Menu