21º CBC: Comitê começa a organizar parte científica do Congresso

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Membros do Comitê Científico do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) – que vai ocorrer de 15 a 18 de novembro de 2020, em Balneário Camboriú (SC) –, realizaram reunião, nesta quarta-feira (10), no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília-DF.

Essa foi a primeira reunião do Comitê, que tem a responsabilidade de incentivar a elaboração de trabalhos científicos e técnicos; receber os trabalhos, enquadrá-los no temário ou recusá-los; examinar os trabalhos aceitos, elegendo os que serão apresentados no Congresso; gerenciar o processo de avaliação dos trabalhos científicos e técnicos; e eleger os trabalhos a serem premiados no CBC, entre as suas funções.

“Elaboramos a agenda de reuniões do Comitê para os próximos meses e definimos o cronograma de divulgação de todos os eventos que envolvem a parte científica do Congresso”, informam os professores Ernani Ott, Márcia Martins Mendes de Luca e Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, membros que estiveram presentes na reunião. Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima participou, em parte do encontro, por videoconferência.

Segundo os professores, o Comitê deverá fazer uma revisão das áreas temáticas do Congresso. No evento anterior, realizado de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE), as áreas que receberam trabalhos foram: Auditoria e Perícia; Contabilidade e Governança Corporativa; Contabilidade Financeira; Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor; Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade; Contabilidade Tributária; Controladoria; Educação e Pesquisa em Contabilidade; e Temas Livres. “Vamos revisar as áreas temáticas e fazer ajustes nas descrições, com a finalidade de alocar os trabalhos e orientar os articulistas para a elaboração dos estudos”, afirmam os professores.

A pauta da reunião também incluiu ajustes no regulamento da submissão e apresentação dos trabalhos e no sistema eletrônico de envio para avaliação, entre outros assuntos.

No dia 29 de agosto será realizada  a próxima reunião do Comitê Científico, que deverá contar com a presença de todos os membros. Além de Ernani Ott, Márcia Martins Mendes de Luca, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha e Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, o Comitê, instituído pela Portaria CFC nº 121, de 23 de maio de 2019, conta com Carlos Eduardo Facin Lavarda, Carlos Renato Theóphilo, Clovis Antonio Kronbauer, Editinete Andre da Rocha Farcia, Fábio Moraes da Costa, Iracema Raimunda Brito Neves de Aragão, José Renato Sena Oliveira, Maísa Sousa Ribeiro, Marco Aurélio Gomes Barbosa, Roberta Carvalho de Alencar e Robson Zuccolotto.

As inscrições para o 21º CBC já estão abertas. Para se inscrever, clique aqui.