25 de abril: Dia do Profissional da Contabilidade

Data homenageia uma das profissões mais importantes do país

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O perfil do Contador nos dias de hoje é de um profissional dinâmico e proativo, que acompanha as constantes novidades da sociedade, de olho nas alterações na legislação, novas ferramentas tecnológicas, tendências de mercado e sempre em busca de caminhos promissores para os seus clientes. É o profissional que planeja e executa as ações do cliente de forma estratégica para gerar os melhores resultados, sem deixar a ética e a responsabilidade de lado.

Responsáveis pelas áreas financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias pessoas jurídicas, além de participarem de decisões importantes, estão sempre atuando como consultores, analistas, visionários. Em tempos de crise, eles são ainda mais necessários. Ter um contador na empresa, seja ela de qualquer porte, é imprescindível.

Além de todas essas missões, eles também atuam como agentes sociais, buscando transparência, controle social e atuando em prol de projetos sociais. Diante de tantas atribuições, nada mais justo que ter um dia no calendário dedicado a estes profissionais. Uma das classes mais importantes para o desenvolvimento do país comemora, em 25 de abril, o Dia do Profissional da Contabilidade. Mais de 520 mil profissionais atuam no Brasil e, em Alagoas, são quase quatro mil ativos.

A data foi instituída há 92 anos, em 1926, pelo então senador João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da Contabilidade, que em seu discurso, defendeu a regulamentação e o ensino da profissão. A categoria é representada pelo sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade. Em Alagoas, o CRCAL, atende aos profissionais da capital e do interior do estado.

“O CRCAL parabeniza a todos os profissionais nesta data tão importante. Os Contadores são fundamentais na sociedade porque atuam em prol do desenvolvimento econômico e social do nosso país. O Sistema CFC e CRCs reconhece o seu valor, estamos sempre trabalhando para gerar avanços na Classe Contábil brasileira. Neste dia tão simbólico, conclamo a categoria para que sempre preze pela ética, esteja em busca da Educação Profissional Continuada e atue com responsabilidade civil”, disse o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Para se tornar um contador:

O Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, alterado pela Lei nº 12.249, de 11/06/2010, que criou o Conselho Federal de Contabilidade e definiu as atribuições do contador, entre outras providências, deixa claro quais são os critérios para que os profissionais da contabilidade possam exercer suas funções.

O capítulo II, que trata do Registro da Carteira Profissional, diz, em seu Art. 12, “que os profissionais somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos”.

Desrespeitar este artigo configura crime. Ainda de acordo com o Decreto, cabe ao Conselho Federal de Contabilidade e aos Conselhos Regionais de Contabilidade fiscalizar o exercício da profissão contábil.

Sobre o Conselho de Contabilidade:

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas foi criado por meio do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, alterado pela Lei nº 12.249, de 11/06/2010, que criou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais.  O CRCAL é uma autarquia de fiscalização do exercício profissional contábil, dotada de personalidade jurídica de direito público.

Sua sede fica localizada na Rua Dona Tereza de Azevedo, 1526, no bairro do Pinheiro, em Maceió, e conta com três representações para atender aos profissionais em cidades do interior de Alagoas, estando em andamento a implantação de mais cinco representações. O atendimento na capital é realizado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (82) 3194-3030, pelas redes sociais @crc_al no instagram e /crcal.crcal no facebook e pelo site www.crcal.org.br

Os principais objetivos do Conselho são registrar os profissionais, fiscalizar o exercício da profissão contábil e promover a Educação Profissional Continuada por meio de eventos, tais como, cursos, palestras, workshops, mesas redondas e desenvolver ações de interesse da classe.

Entre as atuais campanhas do CRCAL, estão a de combate a atuação de leigos na profissão contábil em Alagoas, cujos casos são denunciados ao Ministério Público Estadual; a apuração de possíveis envolvimentos de profissionais em atos ilícitos contra a ordem econômica e tributária, primando pela ética; e a de regularização de dívidas com descontos em juros e multas para os profissionais que estão com anuidades atrasadas.

Atualmente, existem 2.723 Contadores em Alagoas e 1.141 Técnicos em Contabilidade, totalizando 3.864 profissionais no estado. Em relação ao número de empresas, são 181 sociedades, 134 empresários, 142 MEIs e 52 EIRELIs, resultando em 509 estabelecimentos.