25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade

Por 23/04/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Uma das profissões mais importantes do país

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

Responsáveis pelas áreas financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias pessoas jurídicas, além de participarem de decisões estratégicas, estão sempre atentos às mudanças tecnológicas e tributárias. Estamos falando dos profissionais de uma das classes mais importante para o desenvolvimento do país: a Contábil, que comemora, em 25 de abril, o Dia do Profissional da Contabilidade. Mais de 500 mil profissionais atuam no Brasil e, em Alagoas, são quase quatro mil ativos.

A data foi instituída há 92 anos, em 1926, pelo então senador João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da Contabilidade, que em seu discurso, defendeu a regulamentação e o ensino da profissão. A categoria é representada pelo sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade. Em Alagoas, o CRCAL, atende aos profissionais da capital e do interior do estado com emissão de registro, projetos de educação continuada e fiscalização.

Os profissionais são formados no curso superior em Ciências Contábeis, só que para estar apto a atuar no mercado de trabalho, é preciso fazer a prova de suficiência para obtenção do registro. O Contador pode trabalhar em diversas áreas, com destaque para auditoria, perícia contábil, analista e consultor financeiro.

Ao contrário do que muita gente pensa, o contador não é mais aquela figura arcaica e burocrata. O perfil do atual Contador é de um profissional que acompanha as constantes novidades da sociedade, que planeja e executa as ações do cliente de forma estratégica para gerar os melhores resultados, sem deixar a ética e a responsabilidade de lado.

“O CRCAL parabeniza a todos os profissionais nesta data tão importante. Os Contadores são fundamentais na sociedade. O CFC e os CRCs reconhecem a sua importância e o seu valor e estamos sempre trabalhando para gerar avanços na Classe Contábil brasileira. Eu também gostaria de dizer ao colega que procure ser ético na profissão, trabalhar com responsabilidade e transparência, principalmente diante do momento que estamos passando no nosso país. Nós, como profissionais da contabilidade, temos uma responsabilidade muito grande perante a sociedade pelas informações que passamos com relação à situação econômico-financeira das entidades, tanto públicas, como privadas. Então, temos que atuar da melhor forma”, enfatizou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

25_Abril_gr