Skip to main content
search
Destaques

6º Encontro de Mulheres Contabilistas mostra força feminina na profissão contábil

Por 14/11/2022novembro 16th, 2022Sem comentários

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

O protagonismo feminino foi o foco do 6º Encontro Estadual de Mulheres Contabilistas, realizado no último dia 11 de novembro, em Maceió. O evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, por meio da comissão CRCAL Mulher, reuniu mais de 150 profissionais contábeis em um dia de muito aprendizado, troca de experiências e também fortes emoções.

O encontro foi realizado no auditório do Hotel Holiday Inn Express, no bairro de Ponta Verde. A programação contou com quatro palestras gratuitas, ministradas por mulheres que compartilham entre si a formação em Ciências Contábeis e os desafios de estar a frente de negócios e instituições no mercado contábil.

A primeira foi Priscila Galindo, contadora alagoana, sócia e CEO da Tática, empresa contábil. Em sua palestra sobre Liderança Feminina e Gestão Estratégica, Priscila narrou como, ainda adolescente, ajudou a família a superar a crise financeira, após a falência do antigo banco Produban, onde o pai trabalhava.

“Eu não tinha muita noção, mas consegui montar um negócio de vender pastéis no condomínio onde eu morava, na parte alta de Maceió, que foi um sucesso. Voltamos a conseguir pagar as contas e sorrir novamente”, disse emocionada ao exemplificar seu começo no empreendedorismo.

No decorrer da palestra, Priscila abordou sobre erros e acertos no processo de gestão e liderança de uma empresa de contabilidade.

Em seguida, foi a vez da baiana Deisielle Souza, Especialista na Lei Geral de Proteção de Dados e e co-founder da Startup alagoana CITSec. A “alabaiana”, como gosta de se descrever, falou sobre como a LGPD a possibilitou inovação em seu serviço contábil, a exclusão feminina pelos algoritmos da internet e os desafios das mulheres no mercado de tecnologia, predominantemente masculino.

“Nós enfrentamos desde o machismo propriamente dito dentro do mercado contábil até aquele provocado pelos algoritmos da internet. As mulheres são muito menos impactadas, por exemplo, por anúncios de empregos ou cursos na área de tecnologia do que os homens. Tudo isso tem a ver com perfil mercadológico e tratamento de dados, o que ocorre também no mercado contábil”, disse Deisielle.

No horário da tarde, a Vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCAL, Adriana Araújo, impactou as participantes com sua abordagem sobre a ‘Síndrome da Impostora’, comportamento de insegurança sobre a auto capacidade e que atinge diversas mulheres pelo mundo.

“Nós mulheres somos questionadas o tempo todo sobre nossa capacidade e muitas vezes isso abala o nosso auto julgamento; duvidamos da nossa própria capacidade. E temos que aprender que nós podemos conquistar os espaços mais altos por competência própria, por nosso mérito e esforço”, reforçou a VP.

A FORÇA DO EMPREENDEDORISMO

Encerrando o dia, a contadora e especialista em Marketing Digital Contábil, a carioca Zenaide Carvalho, levou as mulheres do riso às lágrimas em sua palestra sobre os 7 Erros Cometidos no Marketing Contábil e Como Corrigir. A palestrante trouxe de surpresa uma convidada, a jovem alagoana Nathanny Teles, empreendedora do @2.0_bolaria, em Maceió. Encantada com a história que viu pelo Instagram, Zenaide abriu uma participação em seu painel, onde Nathanny emocionou ao contar as dificuldades financeiras de sua famílias que a levaram a fazer bolos e vender na orla da capital.

“Nós chegamos ao momento que nossa família precisou dividir um hambúrguer para oito pessoas. E eu decidi, aos 14 anos, que daria uma vida mais digna pra mim e para minha família. Foi aí que eu decidi vender doces na rua”, revelou a boleira, que desistiu da faculdade no primeiro dia de aula por preferir o empreendedorismo.

“Trouxe a Nathanny aqui para mostrar para vocês o que é a força do empreender. Mesmo sem conhecimento técnico, ela foi lá, fez, se mostrou no Instagram e está conseguindo”, comentou a especialista, exemplificando o poder do Marketing Digital para os negócios.

A coordenadora da comissão CRCAL Mulher, conselheira Lucineide Rocha, comemora o resultado do 6º Encontro Estadual de Mulheres Contabilistas.

“Foi um evento organizado para estimular o protagonismo das profissionais contábeis de Alagoas. Sem dúvidas todas as mulheres que participaram, saíram diferentes. Com novas ideias, novos conhecimentos, novos contatos e amizades. Ficamos muito felizes e queremos conseguir levar uma time de alagoanas para o nosso Encontro Nacional, promovido pelo CFC, que vai ocorrer em 2023, em Manaus”, comentou Lucineide.

O presidente do CRCAL, contador José Vieira, prestigiou o evento entusiasmado. “Quando as mulheres se unem, fazem coisas incríveis. Nós do CRCAL temos o compromisso com a equidade de gênero e vamos sempre apoiar as iniciativas femininas”, garantiu o presidente.

O 6º Encontro Estadual de Mulheres Contabilistas teve o patrocínio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Fortes Tecnologia, Sescap Alagoas, Fenacon e Pousada Paraíso dos Coqueirais.

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS:

 

Close Menu