A edição 259 da RBC já está no ar

Por 06/03/2023março 8th, 2023Sem comentários

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC n.º 259 – janeiro/fevereiro) já está publicada. Desta vez, a reportagem é sobre a classificação B2 no Qualis Capes, sistema que faz a avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação nacionais. Com isso, a RBC adquire o status de publicação científica qualificada na área de Contabilidade.

A publicação apresenta ainda seus tradicionais artigos acadêmicos, voltados para várias temáticas, entre elas, educação financeira; poupança – o Tesouro Selic e o CDB DI; planos plurianuais e sua estrutura; e análise bibliométrica de fraudes contábeis.

Vale ressaltar, ainda, que já está aberto o prazo para submissão de artigos para edição especial da RBC. A chamada de trabalhos termina no dia 15 de maio de 2023 e traz como tema “Tributação e Contabilidade: Oportunidades e Ameaças”.

Os interessados em participar da chamada deverão encaminhar os textos para o endereço eletrônico rbcartigos@cfc.org.br. Os trabalhos encaminhados para avaliação do Conselho Editorial deverão ser inéditos e não podem estar pendentes em outros veículos impressos ou eletrônicos.

A nova edição da RBC já está disponível na versão digital para o público em geral, que pode realizar a leitura on-line ou, também, fazer o download do arquivo no portal da autarquia. Para ler, basta clicar aqui.

Sobre a RBC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) é uma publicação técnica e tem como objetivo divulgar artigos com atributos técnico-contábeis, transmitindo estudos e experiências profissionais. Os artigos veiculados na RBC não necessitam apontar, necessariamente, para uma única direção doutrinária ou técnica, dentro do espírito de respeito à liberdade de opinião, que é um dos alicerces do Conhecimento (libertas acadêmica).

Para a divulgação de matérias técnicas na RBC, impõe-se que seu conteúdo seja de natureza relevante para a profissão contábil, enfocando tanto a Contabilidade propriamente dita quanto disciplinas ou temas afins, de efetivo interesse para a profissão.

Desde a sua criação, a RBC já passou por três fases distintas:

1ª fase (1912 a 1920): Fruto de uma Sociedade Anônima, a RBC foi dirigida por Carlos de Carvalho, Horácio Berlink e José da Costa Boucinhas. A iniciativa foi apoiada por Francisco D´Áuria, Carlos Levy Mogano, Raymundo Manchi e Emílio de Figueiredo. Carlos de Carvalho foi o primeiro editor da RBC e com o seu falecimento e o de José da Costa Boucinhas, a sociedade foi extinta e a RBC parou de circular.

2ª fase (1929 a 1932): A RBC voltou a circular graças à iniciativa de Francisco D´Áuria, Ubaldo Lobo, João Salustiano de Campos, Paulo Lyra Tavares e Hugo da Silveira Lobo. Nessa segunda fase, a RBC já era impressa em papel de excelente qualidade. Em 1932, a RBC deixou de circular em razão de problemas financeiros e em face do falecimento de alguns de seus diretores.

3ª fase (1971 aos dias atuais): Em 1971, iniciou-se uma nova fase da RBC. A partir de então, ela passou a ser patrocinada pelo Conselho Federal de Contabilidade, à época sediado na cidade do Rio de Janeiro, passando a RBC a constituir-se no órgão de divulgação oficial do CFC.

Sua circulação era trimestral, com impressão da capa em 4 cores e o miolo em uma cor. Em 1990, no mês de agosto, quando circulou a edição n.º 72, na gestão do Presidente do CFC, Ivan Carlos Gatti, a RBC ganhou um novo visual gráfico, impressão em 4 cores. Nessa fase deu-se início ao sistema de assinaturas, visando tornar a RBC autossuficiente.

Atualmente, a RBC vem alcançando a cada nova edição aprimoramento técnico e visual, seguindo tendências modernas de diagramação e passando a conter, além de artigos acadêmicos, entrevistas e reportagens sobre matérias de grande interesse para a profissão contábil.

Em todas as suas fases, a RBC manteve-se fiel aos seus objetivos, veiculando artigos de profissionais da contabilidade, os quais vêm contribuindo ao longo dos anos para o desenvolvimento das Ciências Contábeis no País.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.