Atos e Artigos

A importância dos contadores nos negócios

Por 30/08/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Um contador profissional competente nos negócios é um ativo inestimável para a empresa. Esses indivíduos empregam uma mente inquiridora em seu trabalho, com base em seu conhecimento das finanças da empresa. Usando suas habilidades e compreensão íntima da empresa e do ambiente em que opera, contadores profissionais nos negócios fazem perguntas desafiadoras. Sua formação em contabilidade permite-lhes adotar uma abordagem pragmática e objetiva para resolver problemas. Este é um ativo valioso para a administração, particularmente em pequenas e médias empresas, onde os contadores profissionais são frequentemente os únicos membros profissionalmente qualificados da equipe.

Profissionais de contabilidade em negócios auxiliam na estratégia corporativa, fornecem consultoria e ajudam as empresas a reduzir custos, melhorar sua receita e mitigar riscos. Como diretores do conselho, os contadores profissionais nos negócios representam o interesse dos proprietários da empresa (isto é, acionistas de uma empresa pública). Seus papéis normalmente incluem: governar a organização (como aprovar orçamentos anuais e contabilizar para as partes interessadas o desempenho da empresa); nomeação do diretor executivo; e determinar a remuneração da administração. Como diretores financeiros, os contadores profissionais supervisionam todas as questões relativas à saúde financeira da empresa. Isso inclui criar e dar norte à direção estratégica do negócio para analisar, criar e comunicar informações financeiras. Como auditores internos, contadores profissionais fornecem garantia independente à administração de que os processos de gerenciamento de riscos, governança e controle interno da organização estão operando de forma eficaz. Eles também oferecem conselhos sobre áreas para aprimoramentos. No setor público, contadores profissionais no governo moldam políticas fiscais que tiveram impactos de longo alcance na vida de muitos. Contabilistas na academia são encarregados com o importante papel de transmitir o conhecimento, habilidades e fundamentos éticos da profissão para a próxima geração.

Os contadores precisam se especializar, compartilhar conhecimentos, se qualificar para, assim, conquistarem empoderamento ou delegação de autoridade, sendo tratado como um profissional de elite, necessário e fundamental para que qualquer organização possa atingir seu objetivo em comum com eficácia.

Thiago Alex Araújo Menezes

Mestrando em Contabilidade pela FUCAPE