Abracicon realiza o II Encontro Nacional das Academias Regionais de Ciências Contábeis

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda; da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, fizeram a abertura do II Encontro Nacional das Academias Regionais de Ciências Contábeis e da IV ExpoAbracicon. O evento foi realizado, na tarde desta segunda-feira (7), via plataforma on-line, com o tema A Consolidação e a Evolução do Saber.

No sentido horário, Zulmir Breda, Maria Clara Bugarim e Adeildo Osório de Oliveira

Saudando os participantes do evento e todos os acadêmicos das academias Brasileira e Regionais de Ciências Contábeis, Zulmir Breda destacou o importante papel das entidades, capazes de congregar e oportunizar a aproximação dos corpos docentes de quase 1.300 cursos de Ciências Contábeis do País.

“A Abracicon vem seguindo uma brilhante trajetória, fortalecendo as academias regionais, fomentando o desenvolvimento da pesquisa e proporcionando a divulgação da produção científica”, afirmou o presidente do CFC, enfatizando alguns dos objetivos da Academia Brasileira.

Para Breda, a Abracicon tem contribuído, juntamente com as academias regionais, para elevar a busca pelos cursos de Ciências Contábeis no País. “O CFC estará sempre apoiando os eventos promovidos pela Abracicon, porque essa parceria tem sido fundamental para que o Sistema CFC/CRCs possa caminhar de mãos dadas com a academia”, ressaltou o presidente.

Encontro e Exposição

Atuando ao lado da Abracicon, as Academias Regionais de Ciências Contábeis estão presentes, atualmente, em 22 estados e no Distrito Federal.

Presidentes de Academias Regionais

A presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, lembrou que o I Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis e da ExpoAbracicon, ocorreu em 2016, em Fortaleza (CE), durante do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. “Ainda, naquela oportunidade, fizemos o lançamento coletivo de obras publicadas pelos acadêmicos das academias de todo o Brasil, como uma forma de fomentar o desenvolvimento da produção científica e do saber contábil”, afirmou ela, a respeito da ExpoAbracicon.

Como parte da programação da edição de 2020 da ExpoAbracicon, Maria Clara apresentou os 106 trabalhos científicos – sendo 98 artigos e 8 livros – produzidos pelos acadêmicos da Academia Brasileira, e, ainda, as 65 obras – 52 artigos e 13 livros – produzidas por membros das academias regionais.

Novos acadêmicos

Em assembleia realizada em fevereiro de 2020, na sede da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, em Brasília-DF, foram eleitos quatro novos acadêmicos, que tomaram posse durante o II Encontro Nacional das Academias Regionais de Ciências Contábeis.

“A solenidade de hoje converge também para a posse de quatros novos acadêmicos, proeminentes profissionais da contabilidade, portadores de notório saber, renome e sapiência”, destacou a presidente.

Em sentido horário: Fábio Moraes da Costa, Maria Clara Bugarim, Rosa Maria Abreu Barros, Diana Vaz de Lima e Fernando Caio Galdi

Os novos acadêmicos da Abracicon são os contadores e professores Fernando Caio Galdi (ES), ocupando a Cátedra 13, que tem como patrono Antonio Lopes de Sá; Diana Vaz de Lima (DF), na Cátedra 34, cujo patrono é Lindomar Antonio Frabro; Rosa Maria Abreu Barros (MG), na Cátedra 53, do patrono Hugo Rocha Braga; e Fábio Moraes da Costa, na Cátedra 66, que tem o patrono Nicolau Schwez.

Palestra

Em seguida, o evento contou com uma palestra proferida pelo psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, com o tema “Gestão da Emoção – Qualidade de Vida no Século XXI”.

Autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que “visa explicar o funcionamento da mente humana e as formas para exercer maior domínio sobre a nossa vida por meio da inteligência e pensamento”, Cury tem mais de 60 livros publicados em dezenas de países.