DestaquesNotícias

Ações solidárias e aprovação de plano de cargos do CRCAL marcam plenária de junho

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

Na última segunda-feira (05), os membros do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas realizaram a sessão plenária referente ao mês de junho. Devido às fortes chuvas e a impossibilidade de deslocamento de conselheiros do interior para a capital, a reunião foi feita virtualmente e reuniu 37 participantes.

Desta vez, a plenária, que faz parte da rotina mensal do CRCAL, teve uma condução diferente. Sensibilizado com a calamidade pública provocada pelas chuvas em vários municípios alagoanos, o presidente José Vieira convocou conselheiras e conselheiros, delegados representantes, coordenadores e integrantes das 10 comissões que compõem o CRCAL.

O objetivo foi mobilizar sobre as ações voluntárias do conselho para a arrecadação de alimentos, água e produtos de higiene pessoal, para doação aos abrigos provisórios e famílias atingidas pelas chuvas.

“Hoje iniciamos muito tristes nossa sessão. Temos mais de 50 mil irmãos e irmãs atingidos pelas chuvas, desabrigados e desalojados, precisando com urgência ajudar no que for possível. Abrimos a sede do conselho para receber donativos, intensificamos nossa campanha e peço a todos que contribuam. Seja doando ou ajudando na destinação aos locais necessitados”, enfatizou José Vieira.

O presidente também convidou dois representantes das comunidades eclesiásticas católica e evangélica, para fazerem uma reflexão sobre solidariedade e fé: Padre José Aparecido, Pároco do município de Jundiá, e o Pastor Múcio Arruda, da igreja Assembleia de Deus do Alto da Alegria, no Benedito Bentes.

Ambos falaram sobre o momento de dor pelo qual passam milhares de famílias de Alagoas e destacaram o sentimento de compaixão e amor ao próximo como princípios da cristandade.

PAUTA DO MÊS

Na continuidade da sessão, uma das pautas do mês foi a votação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do CRCAL, que foi aprovado por unanimidade. Durante cerca de uma ano, o conselho vem trabalhando juntamente com o Instituto Edna Tizeu na formatação das diretrizes funcionais do conselho, baseada na gestão por competências.

A sócia-fundadora do instituto fez uma breve apresentação das principais definições sobre cargos, atribuições, meios de avaliação de desempenho e competências que nortearão a gestão dos servidores do CRCAL. “O PCCS tem como principal objetivo o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento de pessoas, dando total clareza às atribuições e competência de cada servidor, de modo claro e justo, e de forma a melhorar tanto os serviços prestados pela instituição, quanto a própria atuação profissional de cada colaborador da autarquia”, resumiu Edna Tizeu.

Outra pauta aprovada em plenário foi a adesão à proposta do Conselho Federal de Contabilidade, para implantação de energia solar nos regionais. Após analisar os gastos com energia elétrica pelos conselhos regionais de todos os estados, o CFC criou um projeto nacional para custear a instalação de Sistemas energia fotovoltaicas nas sedes aptas a recebê-las.

Por fim, a sessão foi seguida da apresentação dos vice-presidentes Nicholas Nascimento (Controle Interno), Antônio Ricardo Lins (Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina) e José Carlos Melo (Desenvolvimento Profissional), que apresentaram um resumo do mês de suas respectivas câmaras.