DestaquesGeralNotícias

Arapiraca: Contadores tiram dúvidas sobre destinação de IRPF para ações sociais neste sábado (6)

Foto: Genival Santos/ Portal Prefeitura de Arapiraca

Comunicação CRCAL

Profissionais contábeis integrantes da Comissão de Voluntários do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL Voluntário), vão dedicar a manhã deste sábado (6), para tirar dúvidas sobre imposto de renda e orientar sobre como é possível destinar uma parte do imposto devido para ajudar crianças, adolescentes e idosos.

A ação vai acontecer na Praça da Prefeitura, das 9h ao meio dia, totalmente gratuita. A coordenadora da comissão, Conselheira Rosângela Soares Almeida, moradora da cidade, explica que o objetivo do Conselho é esclarecer e estimular o ato solidário entre a sociedade.

“A Receita Federal permite, dentro do programa da declaração do imposto de renda, que o contribuinte destine até 6% do imposto devido para Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, bem como os da Pessoas Idosa. Para facilitar, nós editamos uma cartilha, que explica todo o caminho para direcionar parte do imposto às causas sociais”, explica a conselheira Rosângela.

Todos os contribuintes que optam pela declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) podem destinar para fundos de sua escolha, sendo até 3% para fundos da criança e ate 3% para fundos das pessoas idosas.

O próprio programa da Receita Federal já calcula o valor e destina o recurso aos fundos apontados. Os fundos, por sua vez, são geridos pelos respectivos conselhos municipais, e aplicam os recursos em ações sociais.

“É uma rede de solidariedade. Tanto quem tem imposto a pagar, quanto a restituir, podem destinar, sem desembolsar nada a mais. Inclusive quem tem a restituir, terá o percentual destinado acrescido em sua restituição”, observa a conselheira.

Para quem quiser saber mais, a Cartilha da Destinação do Imposto de Renda pode ser acessada no link www.crcal.org.br/imposto-solidario.

Conselheira Rosângela Soares Almeida (ao centro), coordena ação voluntária neste sábado (6), em Arapiraca.