Skip to main content
search
DestaquesNotícias

Arapiraca e Palmeira abrem Fórum Regional de Contabilidade de Alagoas

Os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios serão as duas primeiras cidades de Alagoas a sediar o Fórum Regional de Contabilidade, promovido pelo conselho regional da classe contábil, o CRCAL. O circuito de eventos começa nesta quinta e sexta-feira (06 e 07) levando qualificação profissional gratuita para contadores, técnicos e estudantes do interior do Estado.

Os fóruns serão realizados em cinco cidades alagoanas, durante o mês de outubro. No decorrer do mês, a caravana vai para Santana do Ipanema (13), Delmiro Gouveia (14) e Porto Calvo (21).

No dia 6, será realizada a palestra Novas Regras Contábeis para Microentidades, na sede da OAB em Arapiraca. O evento será ministrado pelo conselheiro Antônio Lamenha Junior e pelo coordenador do Grupo de Trabalho sobre Normas Técnicas do CRCAL, contador Thiago Santos. 

A palestra traz um detalhamento sobre a NBC TG 1002 (Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral, do Conselho Federal de Contabilidade), a qual estabelece procedimentos e regras mais claras para as demonstrações contábeis de Microempreendedores Individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Já no dia 7, em Palmeira dos Índios, o fórum abordará sobre o Simples Nacional. O professor e consultor de Sergipe, Rodrigo Dias Rosa, falará sobre os principais alertas sobre esta forma de tributação simplificada de empresas e entidades. 

Dias Rosa é profundo conhecedor do assunto e viaja o país ministrando cursos e palestras na área contábil.

“Os encontros serão realizados nos municípios onde o CRCAL possui Delegados Representantes. Buscamos temas que tenham a ver com a economia local e que realmente promovam conhecimento prático e efetivo para os contadores”, explica o vice-presidente de desenvolvimento profissional, José Carlos Melo.

Nas cidades de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, o tema das palestras será a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A palestrante é a contadora Deisielle Souza, consultora especialista em compliance e proteção de dados pessoais, que auxilia empresas na adequação à lei. A programação de Porto Calvo ainda será divulgada. 

Para o presidente do CRCAL, contador José Vieira, os fóruns fazem parte de uma ação estratégica do conselho de contabilidade. “Queremos fortalecer os serviços contábeis em toda Alagoas e descentralizar da capital. Com isso, estamos focados em levar palestras para o interior e ampliar a oferta de cursos online, para facilitar o acesso”, diz o presidente.

Os eventos do Fórum Regional de Contabilidade são gratuitos, com inscrição prévia pelo site www.crcal.org.br/eventos.

Close Menu