DestaquesNotícias

Edição Alagoas do 10º Seminário de Governança Municipal bate recorde de público

Auditoria interna e o fortalecimento da governança foi um dos temas de palestra na 10ª edição da Caravana da Governança em Maceió

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Nesta segunda-feira (17/7), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), realizou a 10ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos.

O evento, 100% gratuito e realizado em formato híbrido, contou com a participação de mais de 800 pessoas. O seminário tem como objetivo a capacitação técnica e promoção da governança pública para todos os gestores públicos presentes nos estados e municípios brasileiros. Nesta edição, os participantes acompanharam a palestra com o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, José Willian Gomes da Silva.

Com o tema “O papel da auditoria interna no fortalecimento da governança”, o auditor iniciou sua fala contando sobre as melhorias direcionadas à governança realizadas no Estado. “Atualmente, a CGU está sendo orientada tecnicamente por seis secretarias. E em cada estado nós temos uma Controladoria Regional representando e atuando nessas seis secretarias. E hoje, o nosso assunto específico é a respeito da secretária federal de controle interno que é onde nós realizamos as nossas auditorias internas e governamentais. Uma etapa em que a CGU visita os municípios e realiza a avaliação, o monitoramento, e a aplicação de recursos públicos”, explicou José Willian.

Ele continuou explicando que a CGU não atua apenas no âmbito do poder executivo federal, mas também nos estados e municípios, tudo em virtude da transferência de recursos públicos que são feitos de diversas formas, como convênios e contratos de repasses.

“Isso traz uma estabilidade para a CGU para que ela vá até as mais diversas localidades verificar a aplicabilidade desses recursos”, apontou o Auditor Federal. Dessa forma, José Willian argumentou que a auditoria interna tem muito a contribuir com a governança, junto com a gestão de riscos. Em seguida, o palestrante apresentou um organograma sobre como todas as secretarias envolvidas no processo de da Controladoria-Geral da União (CGU) estão em sintonia para levar a melhor prática de governança pública aos estados e municípios, colaborando com o controle interno e as prefeituras dos estados. “O controle interno tem essa missão de contribuir com o gestor público, agregando valor à gestão, posso dizer que a CGU passa por mudanças e está adotando práticas e técnicas internacionais em seus trabalhos”, apontou José Willian.

Para assistir a palestra na íntegra, acesse aqui.

A Caravana da Governança é composta de uma série de eventos e já percorreu nove estados do país. Esta edição é organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). O seminário contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O seminário de Alagoas ainda conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Escola de Contas.

VEJA A GALERIA DE FOTOS
Imagens Ascom CRCAL e Ascom TCE