Notícias

Brasil ganha representação em conselho internacional de padrões éticos

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A representação do Brasil em organismos internacionais da profissão contábil ganhou ainda mais relevância, esta semana, com o anúncio da contadora Vânia Borgerth como membro do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) a partir de 1º de janeiro de 2021. O comunicado do Iesba, com os nomes de novos membros e de outros com mandatos renovados, foi divulgado neste dia 14 de outubro no site do comitê (acesse https://www.ethicsboard.org/).

Coordenadora da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (RI), Vânia foi contadora do BNDES, de 1992 a 2020, e representante do Brasil em vários órgãos internacionais de área contábil, de 2006 a 2020, como o Conselho Consultivo do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), do International Integrated Reporting Council (IIRC) e do Advisory Council da IFRS Foundation, entre outros. Ainda, a contadora foi membro da delegação brasileira de contadores no grupo UNCTAD/ISAR (ONU), atuando como chefe da Delegação Brasileira de 2013 a 2019.

No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), recentemente, Vânia coordenou o Grupo de Estudos (GE) do Relato Integrado, que foi constituído pelo CFC para formular a minuta de uma Norma Brasileira de Contabilidade, a qual está em audiência pública até o próximo dia 26 de outubro (acesse aqui).

A partir de 2021, Vânia irá agregar ao seu currículo a prestação de serviços ao Iesba, conselho independente de definição de padrões globais, apoiado pela International Federation of Accountants (Ifac). O Iesba edita padrões de ética, incluindo requisitos de independência do auditor, que buscam elevar a conduta e a prática ética para todos os contadores, por meio de um robusto e globalmente operacional Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais.

Para conhecer a publicação do Iesba com as nomeações para 2021, clique em Iesba Announces New Board Member Appointments and Deputy Chair for 2021.