Destaques

Candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB), visita CRCAL para conversar com lideranças contábeis

Reunião ocorreu nesta terça-feira (27/10), no conselho

O candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB), esteve no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), nesta terça-feira (27/10), para uma reunião com lideranças contábeis, onde conheceu o pleito dos profissionais da capital alagoana, assinou um termo de compromisso com a classe, apresentou suas propostas para a área e entregou seu Plano de Governo.

Participaram da reunião o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos; o vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCAL, Alberto Gaia; a vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Araújo; a vice-presidente Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz; os conselheiros do CRCAL José Carlos Melo e Nicholas Nascimento; o coordenador da Comissão Política, Legislativa e Institucional do CRCAL, Marcello Quirino; o conselheiro do CFC e presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Alagoas (Sescap), Carlos Henrique do Nascimento; a presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente do Sindicato dos Contadores de Alagoas (Sindcont), Luiz Reinaldo; o presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal) e conselheiro do CRCAL, Jordão Vieira; a diretora executiva do CRCAL, Selma Araújo; e o assessor jurídico do CRCAL, Jonathan Santos.

Entre as demandas apresentadas pelas lideranças contábeis, estão a criação de sistema similar ao da Receita Federal e da SEFAZ para domicílios eletrônicos; maior celeridade na concessão de alvarás de funcionamento, sanitários e de meio-ambiente; maior celeridade nos processos de autorização na abertura de empresas; maior rigor na fiscalização, aumentando o combate à atividade informal e à sonegação fiscal; manutenção dos portais de transparência; combate à corrupção; manutenção do COMDEM – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social; manutenção da sistemática dos protocolos eletrônicos; manutenção dos atendimentos via e-mail ou pelo portal do município; modernização das leis de incentivos fiscais; retomada das atividades no Centro de Maceió, com ocupação habitacional inteligente dos bairros vizinhos. Outro assunto amplamente debatido foi a situação do bairro do Pinheiro, onde está situada a sede do CRCAL, diante do problema da instabilidade do solo.

A reunião ocorreu atendendo aos protocolos sanitários como forma de prevenção à Covid-19. Esta é a segunda visita de uma agenda firmada entre o CRCAL e candidatos a prefeito de Maceió. A primeira ida foi do candidato Cícero Almeida (DC). O conselho aguarda retorno dos candidatos JHC e Davi Davino.