CFC apresenta as principais novidades sobre a prestação de contas eleitorais em seminário virtual

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou o Seminário Nacional de Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Municipais 2020, no formato on-line, nessa quinta-feira (20). O evento teve o objetivo de preparar os profissionais da contabilidade para cumprir as exigências da Justiça Eleitoral em relação à prestação de contas dos candidatos e dos partidos políticos. Prevista para 15 de novembro – primeiro turno – e 29 de novembro – segundo turno, onde houver, a votação deve reunir cerca de 750 mil candidatos nas eleições municipais deste ano. Na ocasião, os integrantes da Comissão Eleitoral do CFC apresentaram as novidades técnicas contábeis que envolvem as eleições 2020. A versão do livro Contabilidade Eleitoral, editado pelo CFC, foi lançada durante o encontro virtual e estará, em breve, disponível na página do Conselho.

Na abertura do seminário, o presidente do CFC, Zulmir Breda, destacou a importância dos profissionais da contabilidade para a lisura e para a transparência do pleito. “A partir do momento que a classe contábil conquistou essa prerrogativa de responder tecnicamente pelas prestações de contas eleitorais dos candidatos nas campanhas, nós assumimos uma responsabilidade muito grande de dar transparência a essas prestações de contas e de fazer com que os gastos sejam efetivamente realizados dentro daquilo que é permitido pela legislação”, afirmou.

O diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano Caparroz Santos, lembrou que o compromisso com a transparência nos gastos eleitorais tornou-se ainda mais necessário, já que o pleito receberá verbas públicas. “Considerando que os partidos e os candidatos hoje são financiados especialmente por verba pública, torna-se ainda mais importante o monitoramento e o acompanhamento das contas. Então, além da responsabilidade das prestações de contas oficiais, formais, para a regularização dos processos, seja dos partidos, seja dos candidatos, nós também trabalhamos com o TSE e com a sociedade a questão da transparência, da integridade e da conformidade no uso desses recursos e na formulação de políticas que possam gerar mais transparência e controle, para que, ao final, possamos ter resultados de eleições limpas, transparentes, igualitárias e que possam fortalecer a democracia”, ressaltou.

Para atender a esse grande público político e, em consequência, à sociedade, os contadores precisam estudar e entender as principais novidades que envolvem a prestação de contas eleitorais. Para atualizar a classe contábil, os membros da Comissão Eleitoral do CFC apresentaram temas como registro de candidatura, gastos eleitorais e obrigações, arrecadação, organização, planejamento e controle da campanha eleitoral e prestação de contas eleitorais. Na ocasião, foram indicadas também as atualizações no Sistema de Prestação de Contas Eleitoral (SPDE).

O representante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no seminário, Eron Júnior, ressaltou, na oportunidade os benefícios da obrigatoriedade do envolvimento dos profissionais da contabilidade nos pleitos.  “Eu sou testemunha viva da melhoria na qualidade da informação que é apresentada por candidatos e por partidos políticos, principalmente após o ingresso da obrigatoriedade da classe contábil como um parceiro importante na elaboração  dessas prestações de contas”.

Para assistir ao Seminário Nacional de Prestação de Contas Eleitorais, clique aqui.