CFC, CRCPE e TCU debatem sobre contabilidade pública em evento on-line

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

O tema “A contabilidade pública nos governos e o controle das contas” foi discutido em uma live na noite dessa quinta-feira (8). Com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho Regional de Pernambuco (CRCPE) no YouTube, o evento contou com a presença de Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e de José Múcio Monteiro, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na abertura, Zulmir Breda ressaltou a parceria consolidada com o TCU e destacou que, em 30 de setembro deste ano, o tribunal incluiu as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) relativas à auditoria na Decisão Normativa n.º 188. “É o reconhecimento de que as normas internacionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, são de alto padrão e devem ser utilizadas pelos órgãos públicos brasileiros. Com isso, nós estamos contribuindo para que haja maior transparência e, acima de tudo, qualidade na informação contábil do país”, destacou.

O presidente do tribunal revelou a intenção de dar continuidade à parceria, tendo em vista a semelhança entre os objetivos das entidades. “Devemos investir em uma troca de experiência continuada. Poderíamos promover todos os anos um curso de formação, um aperfeiçoamento ou uma pós-graduação. Isso para alinhar nossa linguagem, afinal, estamos caminhando para um mundo onde a transparência nivela tudo”, pontuou.

Na ocasião, também foram discutidas a importância da formação contábil para auditores de contas públicas, o processo de convergência da contabilidade pública às normas internacionais e os problemas da gestão pública a serem revelados com a prestação de contas do próximo ano. A live foi mediada pela presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, e por Arnaldo Duarte, vice-presidente da Câmara Técnica.

Assista aqui à íntegra do debate.