CFC e CBF realizam, no RJ, Seminário Contabilidade Aplicada às Entidades Desportivas

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Nesta segunda-feira (18), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizam, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Seminário Contabilidade Aplicada às Entidades Desportivas. O evento tem por objetivo fornecer orientações técnicas, aos profissionais da contabilidade, para auxiliar na preparação das demonstrações contábeis de 2019 das entidades desportivas, com base na norma Interpretação Técnica Geral (ITG) 2003(R1),

Durante o Seminário, serão detalhados temas que constam da minuta da Orientação Técnica Geral (OTG) 2003, elaborada pelo Grupo de Estudos (GE) de Entidades Desportivas. Baseada na ITG 2003(R1), a OTG visa esclarecer alguns tópicos que podem gerar dúvidas, como contratos de cessão onerosa de direitos de transmissão e de exibição de espetáculos desportivos, receita de bilheteria e, entre outros, cessão definitiva de direitos profissionais e de ativos intangíveis de atletas.

A minuta da OTG 2003 está disponível para consulta e sugestões, no site do CFC, até esta segunda-feira (18).

A participação no evento tem pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. Serão atribuídos 6 pontos às categorias Auditor, Perito, Proprt e Propg.

Grupo de Estudos (GE)

O processo de convergência aos padrões contábeis internacionais; o aumento da demanda da sociedade por transparência; a importância das entidades desportivas para a sociedade e para o mercado brasileiro; e a tendência de modernização na administração de clubes, em nível mundial, inclusive com entidades listadas em bolsa de valores são alguns dos motivos que levaram o CFC constituir um Grupo de Estudos (GE) para revisar a ITG 2003 e elaborar a Orientação Técnica Geral (OTG) 2003.

Os membros do GE são Glaydson Trajano Farias (coordenador), Roberto Aurélio Merlo (coordenador operacional), Carlos Aragaki, Luiz Cláudio Fontes, Paulo Alexandre Amorim de Freitas, Juarez Domingues Carneiro, Luiz Gonçalves de Oliveira Júnior, Marco Antonio Menezes de Cerutti e Daniel de Carvalho Simões. Eventualmente, também participam das reuniões, como convidados, Benny Kessel, Alexandre Rangel Dantas, Francisco Eduardo Clemente Pinto Filho e o representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ênio Gualberto Júnior.

Programação

A abertura está programada para as 9h, com falas do coordenador do GE do CFC, Glaydson Trajano, e de representante da CBF no Grupo, Ênio Gualberto Júnior. A coordenação das palestras e painéis estará a cargo de Juarez Domingues Carneiro.

Após a breve abertura, inicia-se a palestra “Evolução das normas contábeis aplicáveis às entidades desportivas”, a ser proferida por Roberto Aurélio Merlo, membro da Associação Brasileira dos Executivos de Finanças dos Clubes de Futebol (Abeff) e coordenador operacional do GE.

Em seguida, o tema a ser apresentado é “Principais problemas identificados no Projeto de Licenciamento da CBF”, por Carlos Aragaki, sócio-diretor da BDO Auditores e membro do GE. “Registro dos contratos de transmissão de eventos esportivos” será a palestra seguinte, a cargo de Daniel Simões, do Esporte Clube Bahia e membro do GE.

O período da manhã ainda contará com o tema “Receitas de bilheteria, negociações de atletas e demais aspectos do CPC 47”, a ser apresentado por Paulo Amorim, da EY e também membro do GE.

No período da tarde, os temas das palestras são “Ativo intangível: custo de formação de atletas”, a cargo de Luiz Gonçalves de Oliveira Junior, membro do GE e da RL Solutions Auditores e Consultores; “Ativo intangível: amortização e teste de recuperabilidade (impairment)”, por     Carlos Aragaki, da BDO e membro GE; e “Melhores práticas na divulgação das demonstrações financeiras, notas explicativas e convergência às normas internacionais”, por Roberto Aurélio Merlo e Luiz Gonçalves.

A programação do Seminário contará ainda com o Workshop: Governança corporativa e profissionalização dos clubes de futebol, que terá os palestrantes Alexandre Rangel, Benny Kessel, Ênio Gualberto e Luiz Fontes. Posteriormente, haverá espaço para perguntas dos participantes.