CFC e CGU realizam seminário em Campina Grande

Por 06/07/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

Cerca de 100 profissionais participaram, na manhã desta sexta-feira (30), da solenidade de abertura do Seminário sobre Transparência e Controle Social, no Auditório da Justiça Federal da Paraíba, Fórum Nereu Santos, em Campina Grande (PB). O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

O Seminário, que é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil, informar os gestores sobre as boas práticas de governança, além de promover a participação social para a melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, ao proferir o seu discurso disse que “esses seminários nos convocam a uma importante reflexão em torno dos instrumentos necessários a uma boa governança e da transparência nas gestões”.

O vice-presidente do CFC, Joaquim de  Alencar Bezerra Filho

Outro ponto citado pelo vice-presidente refere-se à Lei de Acesso à Informação. “Sabemos que a Lei de Acesso à Informação veio para ficar e sua aplicação constitui-se em um grande avanço para a definitiva consolidação democrática do Brasil, pois proporciona uma maior participação popular e permite o controle social das ações governamentais”.

Ao finalizar o seu discurso, Joaquim citou o poeta paraibano Augusto dos Anjos. “Ao ilustre filho dessa terra, que usou seus versos para expressar os seus anseios por uma sociedade mais justa, reforço o meu sentimento de que somos, por meio desses seminários, a semente para uma sociedade melhor”. Durante todo o dia, os participantes terão a oportunidade de debater os assuntos nos fóruns de discussões.

Compuseram a mesa de honra o secretário executivo da secretaria de Estado, Orçamento, Planejamento e Gestão, Fábio Luciano de Araújo Maia; o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, Garibaldi Dantas Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, André Carlo Torres Pontes; o delegado da Receita Federal do Brasil em Campina Grande, Gilberto Mendes Rios; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, João Gregório Júnior; o superintendente da Controladoria Regional da União na Paraíba, Gabriel Aragão Wright; o presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis; e o presidente da Junta Comercial da Paraíba, Aderaldo Gonçalves do Nascimento Júnior e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.