CFC e Iasb discutem transição e o futuro da convergência às normas internacionais

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

No dia 30 de junho, encerra-se o mandato do contador Amaro Gomes, como representante da América Latina, no Board do International Accounting Standards Board (Iasb), organismo que emite as International Financial Reporting Standards (IFRS). Em um de seus últimos compromissos oficiais como membro do Iasb, Gomes esteve em São Paulo, nesta segunda-feira (3), acompanhado do presidente do Iasb, Hans Hoogervorst, para uma reunião com o presidente do CFC, Zulmir Breda. Participaram também do encontro o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Marcia Alcazar.

Da esq. para a dir.: Idésio Coelho, Zulmir Breda, Hans Hoogervorst, Marcia Alcazar e Amaro Gomes

Entre os vários temas discutidos na reunião, constou o apoio de Amaro Gomes à profissão contábil brasileira e latino-americana durante os dez anos (dois mandatos) em que permaneceu no Iasb. “Ter o Amaro nos representando no Iasb, com certeza, muito contribuiu para que o processo de convergência das normas ao padrão IFRS andasse bem aqui no Brasil”, afirmou Zulmir Breda, acrescentando que o contador sempre deu suporte para a implantação das normas e também tem atuado como um porta-voz do Brasil e da América Latina no Iasb.

O presidente também disse que o CFC e outras entidades da área estão confiantes de que Tadeu Cendón Ferreira, que irá substituir Amaro Gomes, fará uma boa gestão e vai dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito há 10 anos.

Zulmir Breda aproveitou para parabenizar, também, Hans Hoogervorst pela sua atuação à frente do International Accounting Standards Board, onde está desde 2011. “Você conseguiu fazer com que o organismo Iasb fosse reconhecido mundialmente como principal emissor de normas contábeis de padrão internacional, as quais têm sido muito importantes para o desenvolvimento dos mercados de capitais em nível mundial”, disse o presidente do CFC. Segundo ele, Hoogervorst tem dado atenção especial ao Brasil e ajudado na solução das questões mais problemáticas.

“O Brasil é muito importante para nós, como líder no continente latino-americano quanto aos assuntos de contabilidade, inclusive por meio do trabalho realizado pelo Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glefin)”, destacou o presidente do Iasb.

Realização pessoal

Amaro Gomes falou sobre o seu propósito de trabalhar pela integração da América Latina nos temas relativos à contabilidade. “Quando assumi no Iasb, fui como representante da América do Sul, mas depois fomos nos aproximando do México e de outros, conseguindo unir os países latino-americanos para tratar da contabilidade da região como um bloco”, afirmou o contador.

Para ele, a sua grande realização pessoal, nesses dez anos no Board do Iasb, foi a criação do Glenif. “Esta foi a minha primeira ideia, quando assumi, em julho de 2009, e foi imediatamente abraçada pelo CFC”, lembra Amaro Gomes. Ele conta que apresentou a ideia da criação de um grupo regional ao então presidente do CFC, Juarez Carneiro, quando da sua primeira visita oficial ao Brasil, em junho de 2010, e, nessa ocasião, foram discutimos meios para se criar o momento oportuno para viabilizar a discussão do grupo. “Realizamos uma conferência internacional – a primeira e única –, no CFC, em Brasília, em fevereiro de 2011, onde lancei a ideia do Glenif, com total apoio do CFC”, diz o contador, acrescentando que, quatro meses depois, em junho, o grupo foi instituído.

De acordo com Amaro Gomes, o Glenif está entre as entidades mais importantes consideradas pelo Iasb, para transmitir as preocupações, desafios e opiniões da América Latina.

Novo membro do Board

O contador brasileiro Tadeu Cendón Ferreira vai substituir Amaro Gomes, como representante da América Latina no Board do Iasb, a partir de julho deste ano.

Cendón é registrado no CRCSP e possui experiência em auditoria e consultoria, tendo sido sócio da PwC Brasil e trabalhado como responsável por consultoria contábil para equipes de auditoria e empresas multinacionais que reportam as Normas IFRS. Também atuou como diretor de Desenvolvimento Profissional no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).