CFC e IBGE discutem atualizações em sistema de pesquisas econômicas

Por Amanda Oliveira
Comunicação CFC

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) coleta anualmente dados referentes às atividades econômicas das empresas. Dentre as informações levantadas, estão as receitas, os lucros e as áreas de atuação. As pesquisas estruturais por empresas, como são chamadas, servem de base para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

O questionário é dividido em quatro atividades – Pesquisa Anual de Comércio (PAC), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Industrial Anual (PIA) e da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC).  Neste ano, 267 mil empresas devem fornecer as informações, que são repassadas pelos escritórios de contabilidade.

Em reunião realizada no dia 18 de agosto, o Conselho Federal de Contabilidade e o IBGE discutiram a possibilidade de melhorias no sistema de pesquisa. A vice-presidente de Registro do CFC, Lucélia Lecheta, fez algumas solicitações, tais como, o desbloqueio de campos para colagem e a flexibilização dos prazos de entrega. “A importação de dados dos sistemas SPED facilitaria o preenchimento das informações”, afirmou.

Além da representante do CFC, estavam presentes na ocasião Eduardo Luiz Gonçalves,  diretor de Pesquisas (IBGE); Cimar Azeredo Pereira, diretor adjunto de Pesquisa; Jurandir Carlos, gerente de Planejamento e Produção e a servidora da Supervisão de Pesquisas por Empresas Nicholli Oliveira. A previsão é de que a reformulação geral e a modernização do sistema aconteçam nas próximas edições.

Devido à pandemia, nenhuma atividade presencial está sendo realizada. Os questionários estão disponíveis para download na página do IBGE. Para acessar, clique aqui.