CFC e Ibracon enviam plano de ação para a Ifac

Por 16/03/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

No início do mês de março, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) enviaram para a International Federation of Accountants (Ifac) o Statement of Membership Obligation (SMO) Action Plan para 2017. Elaborado em conjunto pelo CFC e Ibracon, o Plano de Ação contempla uma atualização das atividades que serão necessárias para a continuidade da adoção das normas internacionais em todas as áreas da Contabilidade.

Os principais pontos do documento incluem o plano de ação do CFC e do Ibracon para o próximo triênio, como também as ações nos últimos anos referentes aos seguintes temas:

• estrutura e mecanismos para implementar e manter a convergência das práticas adotadas no Brasil com as práticas internacionais no que se refere à Contabilidade e Auditoria;
  • manutenção e aprimoramento do processo de revisão de qualidade para auditores independentes;
  • atuação para manter e ampliar o alinhamento do padrão de educação dos contadores e auditores do Brasil com os padrões internacionais de educação;
  • manutenção da convergência das normas brasileiras de auditoria (NBC TAs) com as normas internacionais de auditoria (ISAs);
  • manutenção do alinhamento do Código de Ética Profissional do Contador e as NBC PG – Geral e NBC PA – do Auditor Independente com o Código de Ética da Ifac;
  • continuidade do processo de convergência das IPSAs no setor público;
  • aperfeiçoamento dos processos de investigação e disciplinares; e
  • melhoria contínua do processo de convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil com as práticas contábeis internacionais (IFRS).

De acordo com o vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Breda, a Ifac reúne posteriormente as informações dos diversos países e publica o resultado em seu site, demonstrando o status de adoção das normas internacionais em cada jurisdição.  (www.ifac.org).