Skip to main content
search
Notícias

CFC, IRB e Ibracon lançam curso para capacitar servidores dos Tribunais de Contas nas NBASP e NBC TASP

Por Thatyane Nardelli
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), lançará, no dia 25 de março, às 16h, o curso: “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”. O objetivo é capacitar servidores dos Tribunais de Contas de todo o país nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público (NBASP e NBC TASP), editadas pelo CFC.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o curso ocorrerá na modalidade on-line, de abril a setembro. Simultaneamente, profissionais da contabilidade interessados no tema poderão acompanhar o evento ao vivo no youtube.com/cfcbsb.

Módulos educativos

workshop será desenvolvido em cinco módulos, sendo o último um seminário, em setembro de 2021. Serão abordados os seguintes temas:

Lançamento do Curso – 25/3/2021 – evento aberto
Tema: A importância dos Relatórios de Auditoria Financeira e auditoria de informação contábil dos entes públicos. Relatório do Banco Mundial sobre Relatórios de Contas das Entidades de Fiscalização.

Módulo I – Contextualização (8h) – 7 e 8/4/2021
Tema: o que é auditoria; auditoria no setor público e no setor privado; comparativo das normas da Intosai (IRB) e da Ifac (CFC); auditoria no setor público – princípios da NBASP/ISSAI 100; auditoria financeira e auditoria de informação contábil histórica; objetivo do trabalho; termos do trabalho; princípios gerais (controle de qualidade, comunicação, documentação).
Referências normativas: NBASP/ISSAI 100 e NBC-TA/ISA grupo 200 (NBASP/ISSAI grupo 2200).

Módulo II – Planejamento do trabalho (8h) – 5 e 6/5/2021
Tema: planejamento; avaliação e resposta a riscos; determinação de materialidade; considerações adicionais; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC-TA/ISA grupos 300 e 400 (NBASP/ISSAI grupos 2300 e 2400).

Módulo III – Execução do trabalho (8h) – Parte 1 – 10 e 11/6/2021
Tema: coleta e análise de evidências; saldos iniciais; procedimentos analíticos; amostragem (aleatória e não aleatória); considerações sobre a utilização de trabalhos de auditores internos e de especialistas; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC-TA/ISA grupos 500 e 600 (NBASP/ISSAI grupos 2500 e 2600).

Módulo IV  Relatório do trabalho (8h) – 25 e 26/8/2021
Tema: formação da opinião do auditor e elaboração do relatório; comunicação da opinião; opiniões modificadas; parágrafos de ênfase; responsabilidade do auditor; considerações adicionais; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC TA/ISA grupos 700 e 800 (NBASP/ISSAI grupos 2700 e 2800).

Módulo V  Simpósio de Encerramento (2h)  – 1º/9/2021
Tema: discussão aberta sobre o tema: “Como elaborar trabalhos de auditoria de informação contábil-histórica nos Tribunais de Contas? Quais são as suas potencialidades e as limitações? Por onde começar? Quais ganhos eles podem trazer?”.

Módulo IV  Relatório do trabalho (8h) – 4 e 5/8/2021
Tema: formação da opinião do auditor e elaboração do relatório; comunicação da opinião; opiniões modificadas; parágrafos de ênfase; responsabilidade do auditor; considerações adicionais; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC TA/ISA grupos 700 e 800 (NBASP/ISSAI grupos 2700 e 2800).

Pontuação no PEPC e certificado

A Comissão de Educação Profissional Continuada do CFC analisará a atribuição de pontos para o Programa de Educação Continuada (PEC) do CFC.

Para receber o certificado, os profissionais devem se inscrever para assistir ao evento via Zoom, ingressar e permanecer na sala virtual e ser aprovado nas avaliações de aprendizagem.

Close Menu