Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
O diretório técnico do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) se reuniu nessa quarta-feira (27), na sede da Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas (FACPCE). O CFC foi representado pelo vice-presidente Técnico, Idésio Coelho.
Presidido pelo contador brasileiro Eduardo Pocetti, o Glenif tem como objetivo trabalhar em parceria com o International Accounting Standards Board – Iasb em aspectos técnicos, respeitando a soberania nacional de cada país membro; promover a adoção da convergência das normas internacionais emitidas pelo Iasb; cooperar com governos, reguladores e outras organizações regionais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhor qualidade financeira das demonstrações; e colaborar com a difusão das normas emitidas pela Iasb.
Na pauta desta reunião, foram apresentadas, pelo contador brasileiro Amaro Gomes; as atividades desenvolvidas pelo Iasb; os padrões internacionais de avaliação ( The International Valuation Standards), por Ana Maria Elorrieta; e o andamento dos trabalhos dos grupos técnicos. Foi analisada, também, a carta comentário do GTT 69 – Custo de Execução de um Contrato (proposta a IAS 37 – Provisões, Passivos e Ativos Contingentes) cujo prazo para apresentação é até 12 de abril.
Na ocasião, o diretório definirá as próximas reuniões presenciais do grupo, a serem realizadas neste ano. Um delas ocorrerá na Conferência Interamericana de Contabilidade, de 20 a 22 de outubro, em Cartagena das Índias, Colômbia.