Skip to main content
search
Notícias

CFC participa do lançamento da Amazônia Legal

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília – Foi realizado, no último dia 16 de março (sábado), na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para mais de 180 convidados,  o lançamento do  IX  Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL), que trará o  lema “A Prática Contábil para o Desenvolvimento Sustentável “ . O presidente do CFC, Zulmir Ivanio Breda, participou do evento que ocorreu durante o VI Fórum de Contabilidade de Santarém.

No seu discurso, além de ressaltar a importância do Desenvolvimento Sustentável para o país e para a contabilidade, Zulmir informou que paralelo ao IX ECAL será realizado o Seminário Regional Interamericano que contará com a participação de representantes dos países da América Latina e de especialistas do Brasil que estão contribuindo com os organismos internacionais. A 9ª  edição do ECAL será realizada de 30 de outubro a primeiro de novembro, em Santarém, no Pará, e espera receber cerca de 700 participantes.

O Ecal é realizado a cada dois anos em um dos nove estados que fazem parte do grupo da Amazônia Legal, são eles:  CRC Acre, CRC Amazonas, CRC Amapá, CRC Maranhão, CRC Mato Grosso, CRC Pará, CRC Rondônia, CRC Roraima e CRC Tocantins. No último encontro, em outubro de 2017, em Cuiabá (MT), o Pará apresentou a candidatura e a cidade de Santarém foi escolhida para sediar o  evento. Mais informações podem ser obtidas no site do Conselho Federal de Contabilidade ou do Conselho Regional de Contabilidade do Pará.

Compuseram a mesa de honra o presidente do CFC, Zulmir Ivanio Breda; a presidente do CRCPA, Ticiane Santos; o presidente do CRCAC, representando os presidentes das regiões Norte e Centro Oeste, Tiago Rosella Dell Agnolo; o representante da prefeitura de Santarém, Nélio Aguiar; o representante da Câmara Municipal, Alaercio Cardoso; a delegada da Receita Federal de Santarém, Lourdes Maria Carvalho Tavares; a coordenadora da Secretaria de Fazenda Estadual em Santarém, Gina Sales Correa; o coronel do Corpo de Bombeiros, Marcus Norat; o presidente do Sescon/PA, Mário Elisio; o presidente da Associação de Contadores do Oeste do Pará, Anderson Amaral; e o representante da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Alessandro Nascimento.

VI Fórum de Contabilidade

Realizado no dia 15 de março, o VI Fórum de Contabilidade de Santarém reuniu estudantes e profissionais em contabilidade que  discutiram temas como  “Desafios e Oportunidades para o Contador na Atualidade”, “Disrupção Tecnológica e o Contador 4.0”, ‘Desafios da Evolução Tecnológica na Contabilidade”, “Marketing Digital na Contabilidade Virtual”, “Relatos Integrados e a Necessidade de Socializar”, o mini curso “Inteligência Artificial Aplicada à Controladoria” , e Serviços Contábeis e Ferramentas Tecnológicas”.

Close Menu