CFC realiza o 3º Encontro Nacional de Jovens Lideranças

Por 12/12/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

Com o tema “Empreendedorismo em Foco”, o 3º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, reúne, durante todo o dia de hoje (6), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), estudantes e profissionais das Ciências Contábeis.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que é coordenador nacional da comissão do CFC Jovem; e do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

O vice-presidente de Política Institucional, Joaquim Bezerra; e o presidente do CFC, José Martonio

No seu discurso, Bezerra agradeceu aos dirigentes do CFC e às comissões estaduais por acreditarem no projeto. “Sou grato aos representantes dos 27 estados que estão desempenhando um trabalho brilhante e ao CFC, por acreditar nesse incrível projeto que teve início há 15 anos, com o intuito de aproximar os jovens para o Sistema CFC/CRCs”.

O projeto teve sua origem na gestão do presidente Alcedino Gomes Barbosa (2002/2003), ocasião em que foi lançado o primeiro periódico com participação direta do movimento estudantil e em que foi criado o Projeto de Integração Estudantil. Posteriormente, na gestão da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim (2006/2007 e 2008/2009), criou-se o Projeto CFC Jovem.

Segundo Joaquim “a grande referência do projeto foi o apoio, à época, da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que, com a sua visão empreendedora de futuro, criou a primeira Comissão Jovem”.

Ao se referir ao presidente Martonio, Joaquim citou uma fala do presidente, no ato de sua posse, em 2016. “O seu discurso nos marcou muito quando o senhor disse que iria deixar registrado no seu mandato a formação de jovens lideranças”, lembrou Bezerra.

O vice-presidente informou, ainda, que o projeto proporcionou que o grupo (comissões nacional e estaduais) desenvolvessem mais de 15 mil ações em todo o País e que alcançasse quase 300 mil pessoas, entre jovens profissionais da contabilidade.  “Sem dúvida, sem o apoio dessas grandes lideranças, não teríamos obtido tamanho sucesso”, finalizou Joaquim.

Já o presidente Martonio, ao proferir o seu discurso, após a homenagem recebida pela Comissão (ler abaixo), lembrou-se da história e da importância do projeto. “Há 15 anos, percorri todo o País defendendo a necessidade da implantação do Exame de Suficiência. Após tanta dedicação, obtivemos êxito com a aprovação da Lei n.º 12.249/10”, lembrou Martonio.

Para o presidente, o CFC Jovem tem papel fundamental para o desenvolvimento e capacitação dos futuros profissionais. “Esse movimento de jovens lideranças é a única forma que temos de “oxigenar” uma profissão cada vez mais valorizada e mais pujante em nosso País. Vocês são cruciais para o futuro da Contabilidade”, finalizou Coelho.

Programação

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e ex-presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, fez a palestra de abertura do encontro com o tema “Empreendedorismo Contábil”. Em seguida, foi a vez da contadora e empresária contábil Marlise Alves Teixeira, que apresentou a palestra “O Sucesso de uma grande liderança”.

No período da tarde, a ex-coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Marcia Alcazar, apresentará o tema “Empreendedorismo Digital”. Para finalizar a programação do evento, o contador e professor Adriano Gilioli levará para discussão o tema “Empreendedor: o Futuro é hoje! E você? Por onde anda?”.

O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CFC

Homenagem

A Comissão Nacional do CFC Jovem prestou uma homenagem ao presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, com um mimo pelos relevantes serviços e apoio prestado ao CFC Jovem. O presidente encerra o mandato à frente do CFC, no próximo dia 31 de dezembro.

Leia na íntegra a homenagem

Presidente Martonio,

Somente um homem com a visão empreendedora, com uma cabeça jovem e com um coração tão grandioso poderia enxergar um projeto que englobaria estudantes e profissionais recém-formados, o futuro de uma nova geração promissora de profissionais da contabilidade, que pudessem com as ações desenvolvidas se apresentarem como uma força motora e de mobilização da classe.

Foi a sua sensibilidade humana e política que fez que este projeto se tornasse uma realidade nacional e internacional!

E, em nome dos mais de 400 mil estudantes de Ciências Contábeis e os mais de 185 mil jovens profissionais registrados no Sistema CFC/CRCs, representados pelo projeto Jovens Lideranças Contábeis, que fazem o CFC Jovem, vimos aqui reconhecer e externar a nossa gratidão por acreditar em cada um de nós!

Obrigado por tudo!

Comissão Nacional CFC Jovem