Notícias

CFC recebe sugestões e comentários sobre Comunicado Técnico de Auditoria 30; prazo encerra amanhã

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em audiência pública, no dia 29 de abril, a minuta do Comunicado Técnico de Auditoria (CTA) 30, que dispõe sobre a abordagem e impactos na auditoria de demonstrações contábeis de entidades envolvidas em assuntos relacionados à não conformidade ou suspeitas de não conformidade com leis e regulamentos, incluindo atos ilegais ou fraude, procedimento conhecido no mercado como Shadow Investigation. O CFC recebe sugestões e comentários até o dia 29 de maio de 2021.

Segundo a norma, o CTA 30 busca orientar os auditores independentes sobre a abordagem e os impactos na auditoria, considerando o ambiente regulatório e legal no Brasil. Em aspectos gerais, o comunicado não prevê novos requisitos e direciona a aplicação das normas: NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis; e NBC TA 250 – Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis e Contextualização à luz das normas e leis brasileiras.

As respostas devem ser enviadas pelo e-mail [email protected], fazendo referência à minuta. Para consultar o Comunicado Técnico de Auditoria (CTA) 30 na íntegra, clique aqui.

CLOSE
CLOSE