Notícias

CFC ressalta apoio aos pequenos negócios no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa3 minutos de leitura

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

No dia em se comemora o no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), o vice-presidente o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, falou sobre o apoio da instituição aos pequenos negócios. Na oportunidade, o conselheiro também destacou o projeto voltado a essas empresas, intitulado Contador Parceiro, desenvolvido pelo CFC, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O CFC, compreendendo a importância da participação dos profissionais de contabilidade no apoio direto a esses empresários, lançou recentemente e em parceria com o SEBRAE, o projeto Contador Parceiro: Construindo o Sucesso. Com participação gratuita e na modalidade EaD, o principal objetivo desse projeto é desenvolver no profissional da contabilidade múltiplas habilidades referente aos assuntos voltados à tecnologia, liderança, marketing e ferramentas de gestão, dentre outras, para que estejamos cada vez mais preparados para as demandas atuais do mercado.”, afirmou.

O projeto, que tem como objetivo capacitar os profissionais da contabilidade para atuarem em gestão e inovação, visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios, já contabiliza 28.766 inscritos por todo o país, quantitativo alcançado em pouco mais de cinco meses de atividade. A grande procura do público demonstra o interesse da classe contábil em ampliar habilidades de gestão e fortalecer um perfil mais consultivo do profissional da área, além de apoiar as micro e pequenas empresas (MPEs).

Ao falar da importância dessas empresas, o conselheiro Aécio frisou a força desse segmento para o desenvolvimento econômico do País. “A data tem por objetivo valorizar as MPEs, que representam 30% do PIB brasileiro e que mostram, dia após dia, a importância para a economia brasileira. Essas empresas também são responsáveis por mais da metade dos empregos formais gerados no Brasil”, ressaltou.

O vice-presidente falou ainda da relevância da atuação dos profissionais de contabilidade no apoio a esse setor significativo à economia brasileira e reiterou a contribuição da classe contábil às MPEs. “O profissional da Contabilidade é parceiro do empreendedorismo e essencial ao desenvolvimento econômico do país”, concluiu o vice-presidente.

O projeto – O Contador Parceiro é oferecido na modalidade ensino a distância, gratuito e constituído por quatro blocos subdivididos em 13 módulos, disponibilizados à medida que as etapas são finalizadas. O educando terá até 36 meses para concluir o curso. Ao final, o profissional receberá um certificado que o habilita a ser consultor e/ou instrutor do Sebrae, além de pontuar no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC).

O ambiente digital da capacitação é bastante intuitivo, conduzindo os aulistas por uma trilha evolutiva de conteúdos que desenvolve as seguintes habilidades: posicionar-se frente às tendências de mercado; traçar estratégias vencedoras de relacionamento digital; implantar técnicas de liderança; atuar em equipe; como ser parceiro dos pequenos negócios; implantar técnicas e ferramentas de gestão; realizar análise de viabilidade de negócios; e aplicar a LGPD.

Os interessados em ingressar no programa Contador Parceiro podem se inscrever pelo site do Sebrae, https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/contador-parceiro-construindo-o-sucesso,af35681a0e0f8710VgnVCM100000d701210aRCRD, ou ainda acessar o site do CFC para obter mais informações pelo link https://cfc.org.br/desenvolvimento-profissional-e-institucional/contador-parceiro-construindo-o-sucesso/.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.