Skip to main content
search
Notícias

Classe contábil celebra o Dia Internacional do Voluntário

Mantido pelo CFC, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil , que possui mais de 8 mil profissionais, contribui para a promoção as ações de voluntariado na sociedade

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

Em vários países, a prática do voluntariado tem objetivo de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntário, comemorado neste dia 5 de dezembro em todo o mundo, ultrapassa barreiras com ações que colaboram com o desenvolvimento sustentável do planeta. E o Brasil se destaca como um dos países que mais pratica o voluntariado.

O brasileiro gosta de ajudar o próximo. É o que aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no primeiro semestre do ano, que revela que o voluntariado foi praticado por mais 7,2 milhões de pessoas em 2018. A pesquisa apresenta, também, que o total de voluntários representou 4,3% da população com 14 anos ou mais. A incidência era maior entre mulheres, 5% delas faziam trabalho voluntário; pessoas com 50 anos ou mais, 5%; e superior completo, 8%.

Elias Caddah, coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil

Para o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Elias Dib Caddah Neto, “o brasileiro carrega na sua cultura, a arte de ajudar o próximo, independente da classe social”, revela.

Elias Caddah é responsável por liderar um time de 8 mil profissionais da contabilidade , por meio do PVCC, que engrossam a lista de voluntários pelo país. “Nosso objetivo é mostrar para a sociedade  que contador pode disponibilizar seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado”, esclarece.

O PVCC tem o objetivo de sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade  mais justa e solidária. O programa é dividido em Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Educação Financeira; Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso; e Ações locais de Voluntariado. “Nos estados há uma coordenação do PVCC que realiza ações e orienta os profissionais a participarem do nosso programa que é de graça”, afirma o Caddah.

Uma das grandes ações do PVCC em 2019 foi sobre Educação Financeira, que busca orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto ao risco do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Dados do Serasa apontam que no segundo semestre deste ano, há mais de 62 milhões de endividados no país.  Caddah alerta para o gasto consciente e se puder, negociar as dívidas o mais breve possível. “Nesta época do ano, com as parcelas do 13º salário, os  bancos oferecem bom descontos para negociar as dívida. Usem o cheque especial somente quando necessário e paguem o total do cartão de crédito”, alerta.

Além da comemoração do Dia Internacional do Voluntário, no Brasil se comemora, no dia 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntário. “Temos dois bons motivos para lembrar que a prática do voluntariado é necessária e importante para a evolução da sociedade”, comenta Caddad.

Para conhecer o Programa de Voluntariado da Classe Contábil clique aqui

 

Close Menu