DestaquesNotícias

CRCAL destaca inovação e sustentabilidade em evento no Piauí.

Por 17/05/2022maio 20th, 2022Sem comentários

Vice-presidentes Adriana Araújo e José Carlos Melo representaram o CRCAL na 1ª  edição no Conexão Contábil

Por Natalício Vieira – estudante de jornalismo
Sob supervisão da Comunicação do CRCAL

Criado pelo Conselho Federal de Contabilidade, o programa Conexão Contábil estreou com uma edição Nordeste, reunindo representantes da classe contábil nos últimos dias 11 e 12 de maio para debater inovação, sustentabilidade e a alteração da matriz curricular do curso de Ciências Contábeis.

O evento aconteceu na cidade de Teresina, no Piauí, primeira cidade do país a receber o programa. O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) foi representado pelos vice-presidentes Adriana Araújo (Administração e Planejamento) e José Carlos Melo (Desenvolvimento Profissional).

Com uma programação diversificada, o Conexão Contábil foi criado para fomentar a educação continuada dos profissionais contábeis e integrar a categoria nacionalmente. Uma das principais ações do evento foi relacionada a proposta de mudança no curso de ciências contábeis, atualmente aberta para para contribuição pública.

Os presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todo país, juntamente com o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, entregaram simbolicamente a minuta com a alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

A documento foi entregue pelo Presidente do CFC nas mãos do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, e foi discutida no painel Ecossistema Educação, integrante da programação da primeira edição do evento.

O evento também foi palco de diversas discussões. Nomeados de Ecossistemas, os debates seguiram em torno da Educação Profissional Continuada Voluntária e Obrigatória do CFC, Pequenas e Médias Empresas de Auditoria: Visão da IFAC e fechando as discussões os Desafios da Regulamentação da Sustentabilidade no Brasil.

A Vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCAL, Adriana Araújo representou o Presidente José Vieira no debate Ecossistema Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade que discutiu os Desafios da Sustentabilidade no Brasil.

“Nós enquanto profissionais da área contábil somos formadores de opinião, influenciadores natos. Dentro do CRC podemos citar o Programa do Voluntariado da Classe Contábil, o PVCC, que fomenta campanhas de doações aos fundos dos direitos. Dentro da nossa área de atuação temos contato com empresas, empresários, área pública e entre outros. Dessa forma podemos trabalhar com os nossos clientes uma mudança de olhar sobre a sustentabilidade e fazer com que eles apresentem mudanças concretas de ações de gestão ambiental em seus relatórios”, disse a Vice-presidente no debate.

Para o Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Carlos Melo, o evento foi de fundamental importância para a classe pois debateu o futuro da profissão e ressaltou a importância da Educação Profissional Continuada.

“O Conexão Contábil trouxe palestras reflexivas e bastante significativas para ajudar o profissional da contabilidade a enfrentar os desafios da inovação, tecnologia e sustentabilidade. É um projeto de grande relevância, que sem dúvidas contribui com o desenvolvimento profissional de nossa categoria”, disse José Carlos Melo.

Veja a galeria de fotos do Conexão Contábil, em Teresina (PI)