Com inscrições abertas, seminário internacional aborda o andamento das IFRS no Brasil

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

Demonstrar o atual estágio do processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, pela sigla em inglês) no Brasil. Esse é um dos objetivos do XVII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais, que acontecerá, de maneira virtual, nos dias 25 e 26 de novembro.

Realizado pela Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPCP), o seminário irá reunir representantes de entidades contábeis internacionais, como Alexsandro Broedel, Trustee da IFRS Foundation; Jorge Gil, presidente do Glenif (Grupo Latinoamaericano de Emisores de Normas de Información Financiera, em espanhol) e Tadeu Cendón, membro do Board do IASB (International Accounting Standards Board, em inglês).

Na ocasião, os palestrantes irão apresentar as mudanças mais relevantes que estão em andamento e o que há por vir conforme a agenda do IASB e do CPC. De acordo com a programação, os seguintes temas serão debatidos: Combinações de negócios para Entidades sob Controle Comum; Relato Integrado e EESG (em inglês, Economic, Environmental, Social and Governance) com foco na visão de investimentos; Hedge Accounting; e Demonstrações Financeiras Primárias.

A cerimônia de abertura, que acontece na manhã do dia 25, contará com a participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de Zulmir Breda, e do coordenador geral do evento, Haroldo Reginaldo Levy Neto. No segundo dia, a abertura contará com palestra do presidente da CVM, Marcelo Barbosa.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras. Seis entidades compõem o conselho, são elas: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) Nacional; B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CFC (Conselho Federal de Contabilidade); FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

XVII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais

Data: 25 e 26 de novembro de 2020

Horário: a partir das 8h e término às 12h40

Inscrições: https://www.eventos.facpc.org.br/inscricao/XVIISeminarioCPC