Combate aos leigos: CRCAL se reúne com SEFAZ/AL e JUCEAL

Objetivo é definir medidas de controle para evitar atuação ilegal na profissão contábil

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Presidente do CRCAL, Paulo Braga; os Vice-Presidentes de Administração e Planejamento, Alberto Gaia, de Registro, Adriana Andrade, de Desenvolvimento Profissional, Vieira dos Santos; os Conselheiros Antônio Ricardo, Maria José Sobral Tomaz e Jordão Vieira; o Assessor Jurídico, Jonathan Araújo; e o Chefe de TI, Marcelo Oliveira, estiveram reunidos com o Secretário Especial da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, Luiz Dias, e com o Presidente da Junta Comercial do Estado, Carlos Alberto Barros de Araújo, nesta terça-feira (22/05).

O CRCAL já havia se reunido com representantes da SEFAZ/AL e JUCEAL, grandes parceiras do Conselho, separadamente. O objetivo do encontro é discutir o aprimoramento no processo de abertura de novas empresas em Alagoas, criando mecanismos para garantir mais controle e segurança, evitando, com isso, a atuação de leigos no estado.

Na ocasião, foram debatidas quais ações podem ser adotadas pelos órgãos, a viabilidade delas e definido o estudo de um termo de cooperação entre CRCAL, SEFAZ/AL e JUCEAL para o cruzamento de dados entre as instituições. Haverá uma próxima reunião para que os avanços continuem surgindo.

“Seguimos com a nossa Campanha de Combate aos Leigos pela defesa, valorização e dignificação da profissão contábil. É inadmissível e perigosa a atuação de pessoas de forma ilegal na Contabilidade. Vamos continuar buscando mecanismos para acabar com este problema”, enfatizou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.