Comissão avança em estudos sobre os impactos da tecnologia na contabilidade

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
Fotos: Comunicação CFC

O estudo dos impactos e da aplicabilidade das tecnologias área contábil e o exame da regulamentação aplicada à limitação do exercício profissional, em decorrência do avanço do mercado da contabilidade on-line, foram temas tratados nesta segunda-feira (5), no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelos membros da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia instituída pelo CFC.

“Pesquisamos normatizações de outros conselhos de profissões regulamentadas para analisar se há parâmetros estabelecidos em relação à capacidade e à responsabilidade técnica individual”, explicou o coordenador da Comissão e vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho. Segundo ele, agora os membros do grupo vão verificar normativos internacionais pra checar a realidade de alguns países.

Com o crescimento acelerado da chamada contabilidade on-line, tem sido observada, no Brasil, uma crescente quantia de clientes para um reduzido número de responsáveis técnicos. “Qual o limite de trabalho a que um profissional pode ser encarregado sem perder a qualidade do serviço prestado?” questiona o coordenador da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Essa foi a terceira reunião do grupo, instituído em fevereiro deste ano, com a missão de realizar estudos sobre o progresso tecnológico e as questões éticas que envolvem a utilização da inteligência artificial no mercado de trabalho e, ainda, para buscar uma avaliação sobre os impactos do uso da tecnologia na profissão contábil.

A Comissão

Além de Idésio Coelho, a Comissão instituída pela Portaria CFC nº 15, de 8/2/2019, conta com a participação das vice-presidentes do CFC, Sandra Maria Batista (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Lucélia Lecheta (Desenvolvimento Profissional); da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Márcia Ruiz Alcazar; do presidente do CRC do Amazonas, Manoel Carlos de Oliveira Júnior; do presidente do CRC de Rondônia, Joelso Tavares de Andrade; e da diretora executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho.