Notícias

Comissão da Mulher Contabilista debate sobre a liderança feminina durante a pandemia

Por Amanda Oliveira
Comunicação CFC

“Nós somos essenciais”, disseram as contadoras

“A mulher como protagonista na gestão e no comportamento dos novos tempos” foi o tema da live realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na última terça-feira (18). Com mediação da coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, Nilva Amalia Pasetto, a conversa contou com a participação da empresária e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco empresária, Dorgivânia Arraes, e da contadora e empresária contábil Elizangela Kuhn.

Durante o evento on-line, transmitido pelo canal do CFC no YouTube, foram discutidos os desafios da pandemia, as transformações das relações de trabalho e o papel das mulheres na gestão. As contadoras destacaram que o planejamento estratégico e a comunicação são essenciais em meio à crise gerada pelo novo coronavírus. Para elas, não existe uma fórmula pronta para saber lidar com a nova situação, pois cada empresa tem uma estrutura e realidade diferentes.

Segundo Arraes, foi preciso buscar o reconhecimento da profissão de contabilidade como serviço essencial em alguns estados. “Nossa preocupação não era só para administrar uma empresa contábil, mas assessorar todos os clientes. A cada Medida Provisória,  tínhamos um direcionamento diferente e precisávamos mudar toda a rota”, explicou.

Para a advogada e especialista em recursos humanos, direito e processo do trabalho Elizangela Kuhn, o período serviu para a aproximação com os clientes. “Criamos um  departamento de relacionamento. Fomos para o contato direto porque tínhamos que entender as demandas deles. Em um período de distanciamento, ouvir que nunca estivemos tão próximos significa que estamos no caminho certo”, disse.

Ao final da live, a coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, Nilva Amalia Pasetto, agradeceu a participação das contadoras e ressaltou, que apesar das dificuldades enfrentadas, novamente o papel dos profissionais da contabilidade se provou mais do que necessário. “Nós somos essenciais para a retomada da economia do nosso País e estamos nessa missão com comprometimento e credibilidade”. Assista a íntegra aqui.