Destaques

Comissão de CASP do CRCAL participa do II Workshop das Comissões e Grupos de Trabalho do Setor Público dos Conselhos Regionais de Contabilidade

Ascom CRCAL com Ascom CRCSP

A Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), coordenada pela contadora pública e conselheira, Lisângela Rubik, irá participar do II Workshop das Comissões e Grupos de Trabalho do Setor Público dos Conselhos Regionais de Contabilidade, que será realizado pelo CRCSP, no dia 20 de maio, das 9h às 12h, na sala virtual Zoom.

“Foi uma honra receber o convite do CRCSP para colaborarmos com o evento. Este Workshop é inovador, pois apresentará para toda a coletividade contábil pública as comissões de CASP do país. Além do convite para participarmos da apresentação, a Coordenação de CASP do CRCAL estará atuando como moderador no Tema 2: O campo de atuação e a valorização do Contador Público enquanto responsável pela contabilização das contas públicas, com a palestrante Alexandre Di Pietra do CRCSP. Vale lembrar que o Workshop está inserido no II SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO, que tratará do que há de mais atual na contexto do contador na contabilidade gerencial para o setor público. Venham conferir”, afirmou a coordenadora da Comissão de CASP do CRCAL, Lisângela Rubik.

Além do CRCAL, o CRCSP, por meio do Grupo de Trabalho Referente aos Assuntos da Área Pública, conta também com o apoio do CRCBA, CRCDF, CRCES, CRCMG, CRCPR, CRCRS e CRCSC. O público alvo são os profissionais da contabilidade com registro ativo no CRCSP e de outros estados e estudantes com cadastro no CRCSP.

Para participar, inscreva-se na atividade no site no CRCSP, clicando aqui. Profissionais de outros estados: caso ainda não tenha cadastro, clique aqui. Estudantes: caso ainda não tenha cadastro, clique aqui. O link para entrar na sala virtual será encaminhado por e-mail.

Devido à capacidade de vagas, será permitido o acesso somente daqueles previamente inscritos. É vedado repassar o link de acesso para terceiros. Para acesso, o inscrito deve estar devidamente identificado por meio do seu nome e sobrenome. A sala será fechada 30 minutos após o início, não sendo permitido novos participantes.

Confira a programação:

09h00 às 09h10 – Abertura

Representante: Valmir Leôncio da Silva – coordenador do Grupo de Trabalho referente aos Assuntos da Área Pública do CRCSP.

09h10 às 09h40 – Tema 1: A importância da contabilidade aplicada ao setor público e os desafios das comissões do setor público

Palestrante: Patrícia Teles – conselheira e coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos da Área Pública do CRCMG.

Moderador: Elisangela Fernandes – coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA.

Tema 2: O campo de atuação e a valorização do Contador Público enquanto responsável pela contabilização das contas públicas?

Palestrante: Alexandre Di Pietra – Profissional da Contabilidade, Advogado, Pós-graduado em Direito Tributário e Especialização em Administração Pública, palestrante cadastrado do CRCSP.

Moderador: Lisângela Maria Rubik da Silva – conselheira e coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCAL.

10h10 às 10h20 – Apresentação das Comissões do setor público dos CRCs

Por: Dreone Mendes – membro da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCSC.

10h20 às 10h40 – Resultado do I Workshop das Comissões e Grupo de Trabalho do Setor Público realizado pelo CRCDF em 2020

Por: Bruna Carvalho Cavalcante e Lúcio Pinho – membros do Grupo de Apoio Técnico – GATEC GOV, para estudo da Governança e Compliance no Setor Público do CRCDF

10h40 às 12h00 – Salas temáticas para discussão e propostas

Tema 1 – Como fortalecer as comissões da área pública

Representante: Marcio José Assumpção – conselheiro e coordenador da Comissão Contador Público do CRCPR.

Tema 2 – Como fazer a disseminação das normas que estão em vigor

Representante: Cátia Maria Fraguas Veiga – coordenadora adjunta da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCSC.

Tema 3 – Quais temas que devem ser abordados pelas comissões

Representante: Cézar Volnei Mauss – coordenador da Comissão de Estudo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS.

Representante: Elisangela Fernandes – coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA.

Tema 5 – Como podemos trabalhar o reconhecimento e a valorização da profissão do contador público na esfera Nacional, Estadual e Municipal, levando a sociedade a reconhecer a importância da nossa atividade

Representante: Magaly Nunes – membro da Comissão Projeto Contabilidade Pública do CRCES.