Destaques

Comissão Estadual da Mulher Contabilista realiza webinar “Empreendedorismo em tempos de trabalho em home office”

Por 03/09/2020setembro 17th, 2020Sem comentários

Evento reuniu quatro mulheres para contar suas histórias na carreira como forma de inspirar as participantes

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

A Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCAL reuniu quatro grandes profissionais: Lieda Amaral, Dorgivânia Arraes, Catarina Amaral e Priscila Galindo para falar sobre o tema “Empreendedorismo em tempos de trabalho em home office”, na webinar realizada, na quarta-feira (02/09).

A videoconferência, que contou com a presença da vice-presidente Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz, reuniu profissionais contábeis de diversos estados, está disponível no nosso canal do Youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=nO04er4O5do&ab_channel=ConselhoRegionaldeContabilidadedeAlagoasCRCAL.

A coordenadora da Comissão e conselheira do CRCAL, contadora Jandira Eugênio, abriu o evento, dando as boas vindas e agradecendo a presença de todos. A Priscila Galindo, contadora e colunista da Gazeta de Alagoas, iniciou as apresentações.

“Em toda minha vida contábil, nunca imaginei essa possibillidade de todo o escritório ter que ir para casa. Essa transição para o home office exigiu readaptação no sentido de transformar a casa em local de trabalho, administrar as rotinas pessoais e profissionais, encontrar ferramentas para ajudar a organizar e otimizar o trabalho. Acredito nesse novo normal porque conseguimos ter bons resultados”, disse a contadora, que se colocou à disposição para quem quiser conversar sobre o home office após o evento.

Dando continuidade à programação da webinar, a contadora Lieda Amaral compartilhou sua história e vivência com os participantes. “A minha formação é em Ciências Contábeis, Engenharia e Tecnologia da Informação. Respiro tecnologia e vejo que a pandemia acelerou os processos tecnológicos. Você primeiro cria padrões de trabalho e estabelece os níveis de serviços. Tecnologia não significa só hardware e softaware. Tudo que usamos para otimizar e automatização são tecnologias. Os ‘5S’ são usados para padronizar as rotinas e combater as resistências às mudanças. O PDCA também é importante”, pontuou a contadora, que recomendou a utilização de ferramentas como Trello e Zoom.

A contadora Catarina Amaral deu sequência às apresentações, falando do processo de adaptação ao home office, dificuldades e benefícios do teletrabalho. “Gera economia, permite pausas, mais qualidade de vida. O home office exige disciplina, com hora pra iniciar e terminar. É preciso tomar cuidado com a saúde e não ficar refém das redes sociais. Dados mostram que 80% dos gestores preferem trabalhar com o home office, desde que tenham estrutura para o acompanhamento remoto. Muitas empresas permanecerão em home office. Então, temos que focar no mercado, sair da zona de conforto, estudar sobre tecnologia e pessoas”, afirmou.

A contadora e presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, encerrou as palestras, contando um pouco de sua trajetória até chegar à carreira contábil e falando sobre esse momento que vivemos. Ela chamou a atenção para a importância de cuidar de gente. “Apesar de ser uma área de exatas, não podemos deixar a humanidade de lado. É preciso ver o lado humano e o home office também exige isso. É preciso ter comunicação, transparência, integração e motivação entre a equipe. A dica é usar as ferramentas disponíveis para integrar cliente e empresa contábil. É preciso também fortalecer a liderança. Eu amo a profissão contábil, estou sempre buscando fazer com que ela seja valorizada e inspirar as pessoas”, observou a palestrante, que aproveitou para convidar o público para o Conecon – Conexão Nordeste de Contabilidade, evento que será realizado de 21 a 23 de outubro, de forma online, com vasta programação, reunindo todos os estados do nordeste.

Ao final, os participantes puderam tirar as dúvidas. A vice-presidente do CRCAL, Maria José, parabenizou as palestrantes e agradeceu a participação de todos, em nome do presidente José Vieira dos Santos.

Os participantes parabenizaram o evento. “Muito proveitoso ouvir sobre a experiência de profissionais de outras regiões. Parabéns”, avaliou Edson Alexandre.

A Kalita Elizabeth comentou: “Que incrível! Muito proveitosa essa reunião. Estou muito feliz!”.