Notícias

Comissão Nacional do PVCC participa de capacitação no último dia do 3º Congresso Pacto Pelo Brasil

Por Thatyane Nardelli
Comunicação CFC

No Dia do Voluntariado, comemorado nesta quarta-feira (28), a Comissão Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e seus coordenadores estaduais foram capacitados durante o 3º Congresso Pacto Pelo Brasil. Eles puderam conferir o workshop “Procedimento de abertura de novos Observatórios Sociais pelo Brasil”, ministrado por Cristina Marcondes, suporte dos Observatórios Sociais (OS) locais do País.

Os mais de 50 participantes conferiram todas as etapas para abrir um Observatório Social em seus estados ou municípios. Com a aproximação, os participantes têm mais facilidade em sanar suas e entender os processos para abrir e manter um Observatório. “Esse é o melhor momento de capacitar e atrair novos voluntários para que eles possam entender a metodologia de como implementar um OS”, explicou Cristina, Suporte aos Observatórios Sociais locais do Brasil.

Para que a comissão pudesse entender melhor o processo de abertura dos OS, a equipe do Observatório Social do Brasil (OSB) desenvolveu uma metodologia. “Se a metodologia for seguida, os cuidados forem tomados, o Observatório tem muito mais chance de sobreviver, pois ele  já nasce com uma base fortalecida, com apoio, com sustentabilidade e com reconhecimento local”, afirmou Cristina.

Para que os participantes do PVCC tenham um suporte mais acessível, eles criaram um grupo em um aplicativo de celular para tirar as dúvidas com mais facilidade. “Com essa capacitação, seremos multiplicadores e fomentaremos cada vez mais esse projeto, do qual somos participantes direto”, pontuou Elias Caddah, coordenador do PVCC.

Observatórios Sociais e os programas do PVCC

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade, tem como objetivo oferecer ações para o bem da sociedade.

Desde a sua criação em 2008, o PVCC contribui para a sociedade por meio de suas ações e subprogramas, espalhados por todo o Brasil. “A Educação Financeira, um de nossos grandes programas, pode ajudar as pessoas a terem mais equilíbrio, estudarem e não gastarem mais do que recebem”, explicou o Conselheiro e Vice-presidente do OSB, Pedro Gabril. “Nós somos a interface entre o contribuinte e o Governo, e por isso podemos agregar muito para toda a nossa população”, finalizou.

Conheça os subprogramas do PVCC:

Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais: Essa iniciativa tem o objetivo de estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OS) nos seus municípios.

Subcoordenação de Educação Financeira: Essa ação é voltada para a orientação da sociedade para questões relacionadas  ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Doações ao Funcriança e Fundo e do Idoso: Esta ação visa, em primeiro lugar, visa a sensibilizar aqueles que têm Imposto de Renda devido em suas declarações e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos.

Ações de Voluntariado: tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da contabilidade e submetidas à apreciação e cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, até ações coordenadas regionalmente.