Comissão trabalha para atualizar o Sistema de Prestação de Contas do Terceiro Setor

Por 26/08/2016outubro 2nd, 2018Sem comentários

Os membros da comissão instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para apresentar proposta de modernização do Sistema de Cadastro de Prestação de Contas (Sicap) se reuniram no dia 18 de agosto, no CFC, em Brasília (DF). O principal tema da pauta foi a apresentação de uma versão preliminar da atualização do Sicap – sistema utilizado para coletar dados e informações de fundações e de outras entidades de interesse social para a prestação de contas ao Ministério Público.

sicap

“Considerando que esse é um sistema de apresentação e gerenciamento de informações, ainda será necessário evoluir na proposta”, afirma a coordenadora da comissão e conselheira do CFC, Gardênia Maria Braga de Carvalho.

Na reunião, segundo Gardênia, foram tomadas algumas decisões sobre a parte técnica do sistema. A coordenadora citou que um dos pontos discutidos foi a possibilidade de inclusão do número do registro do profissional de contabilidade responsável pela fundação, por meio do qual seria possível verificar a regularidade cadastral no Sistema CFC/CRCs.

Além disso, foi decidido que José Antonio de França e Marcelo Roberto Monello, membros da comissão, irão se reunir com profissionais da contabilidade para discussão e apresentação do elenco de contas contábeis que comporão o sistema.

“Também serão analisados e definidos os indicadores contábeis e econômicos que comporão o sistema”, informa Gardênia, acrescentando que, para isso, a equipe contará com a colaboração dos promotores e membros da comissão José Eduardo Sabo Paes, Marcelo Henrique dos Santos e Airton Grazzioli, além de promotores de Justiça de alguns estados brasileiros.

Na próxima reunião, marcada para o dia 2 de setembro, terá início o trabalho de elaboração do elenco de contas contábeis que comporão o sistema.

A comissão, que iniciou o trabalho de atualização e modernização do Sicap em 2014, prevê que o sistema estará concluído no início de 2018.