Notícias

Comitê Científico prepara sistema para início da submissão de trabalhos ao 21º CBC4 minutos de leitura

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

No próximo dia 25 de novembro, começa o prazo para a submissão de trabalhos para o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que será realizado de 15 a 18 de novembro de 2020, em Balneário Camboriú (SC). Membros do Comitê Científico do evento se reuniram, esta semana, no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para acertar os últimos ajustes necessários ao sistema de submissão de artigos.

O coordenador do Comitê, Ernani Ott, disse que, na reunião, também foram tratados sobre temas para a composição de painéis e palestras. “Estamos levantando uma série de sugestões para compor a programação técnica do Congresso, com base nas áreas temáticas já definidas para a elaboração dos trabalhos”, afirmou o coordenador. Ainda, segundo ele, o Comitê Científico elaborou lista com recomendações sobre palestrantes nacionais e internacionais.

O Comitê vai voltar a se reunir, no início de 2020, para dar andamento às etapas do processo de avaliação dos trabalhos que serão selecionados para apresentação no 21º CBC. O prazo final para a submissão de trabalhos é o dia 8 de maio, e a divulgação do resultado está prevista para 28 de julho de 2020.

Áreas temáticas

Os autores de artigos científicos e técnicos devem ficar atentos às áreas temáticas e as respectivas abordagens.

De acordo com o coordenador do Comitê Científico, Ernani Ott, as áreas foram desenvolvidas com base no lema do 21º CBC – Ser Contábil: humano, digital e ético – e têm a finalidade de orientar o desenvolvimento de pesquisas, refletindo questões atuais relacionadas à contabilidade e propondo discussões para o aprimoramento da Ciência Contábil.

As áreas temáticas e suas abordagens são:

Auditoria e Perícia: Asseguração (assurance); Auditoria como mecanismo de governança; Auditoria interna e externa; Auditoria de Tecnologia da Informação; Gestão de riscos na auditoria; Normas de auditoria; Relatório de auditoria; Fraudes e erros; Mediação e arbitragem; Perícia judicial e extrajudicial; Responsabilidade penal e civil do auditor e do perito; e Educação profissional continuada do auditor e do perito.

Contabilidade Financeira: Reconhecimento, mensuração e evidenciação; Determinantes ou consequências da qualidade da informação contábil; Teoria da Contabilidade Financeira; Efeitos de mudanças das normas contábeis; Contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas; Análise das demonstrações contábeis; Finanças corporativas e Contabilidade; e Governança corporativa e Contabilidade.

Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor: Auditoria pública; Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos; Controladoria na gestão pública; Evidenciação de informações à sociedade; Lei de Responsabilidade Fiscal; Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; Sistemas de administração financeira, orçamentária e a contabilidade governamental; Custos no setor público e no Terceiro Setor; Desempenho do setor público e do Terceiro Setor; Contabilidade, gestão e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor; e Regulamentação das entidades do Terceiro Setor.

Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade: Desempenho e sustentabilidade corporativa; Gestão e contabilidade ambiental; Gestão da responsabilidade social corporativa; Indicadores sociais e ambientais; Relatórios de sustentabilidade; e Relato integrado.

Contabilidade Tributária: Estudos de tributação em um país e entre países; Tributação internacional; Planejamento tributário; Governança tributária; Reforma tributária; Incentivos fiscais; Regimes de tributação; Tecnologia e tributação; Elisão e evasão fiscal; e Fraudes tributárias.

Contabilidade Gerencial e Controladoria: Aspectos comportamentais da contabilidade gerencial; Controladoria e sistemas de apoio à decisão; Controladoria e gestão de riscos; Tecnologia da Informação e sistemas de informação gerencial; Gestão estratégica de custos; Sistemas e métodos de custeio; Planejamento estratégico e operacional; Instrumentos de planejamento e controle; Avaliação de desempenho e plano de incentivos; Inovação em contabilidade gerencial; e Estudos teóricos em contabilidade gerencial e controladoria.

Educação e Pesquisa em Contabilidade: Análises crítico-metodológicas da produção científica; Avaliações institucionais e de curso; Avaliações de ensino-aprendizagem – aluno e professor; Aspectos comportamentais do processo de construção do conhecimento; Estruturas curriculares; Estudos bibliométricos e sociométricos; Teorias, metodologias, modelos, métodos, técnicas e instrumentos de educação e pesquisa; Normas internacionais de educação em Contabilidade; e Processo de ensino-aprendizagem.

Temas Livres: Assuntos relacionados à contabilidade não incluídos nos temas anteriormente especificados, especialmente aqueles associados ao lema do Congresso: “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”.

CLOSE
CLOSE