Skip to main content
search
Notícias

Comitê de Pronunciamentos Contábeis analisa minutas em audiência pública do Iasb

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A minuta (Exposure Draft – ED) da norma IFRS Regulatory Assets and Regulatory Liabilities (Ativos e Passivos Regulatórios), em período de consulta pública do International Accounting Standards Board (Iasb), foi apresentada e discutida, na manhã de sexta-feira (2), durante a reunião ordinária do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). A carta-comentário do CPC, com as contribuições brasileiras à minuta internacional, será enviada ao Iasb até 31 de julho.

Outra minuta de IFRS analisada pelo CFC, na reunião, foi a ED Lack of Exchangeability (Falta de conversibilidade)que propõe alterações na IAS 21 – The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates. O prazo para o envio da carta-comentário ao Iasb é 1º de setembro.

As apresentações sobre as minutas foram feitas por membro do Grupo de Trabalho GT-Iasb/CFC, composto por especialistas convidados com propósitos específicos. As cartas-comentários enviadas ao Iasb sempre são precedidas por amplas discussões no CPC.

Além do GT Iasb, atualmente o CPC possui Grupos de Trabalhos para os temas Entidade sob Controle Comum, Atividade Imobiliária, Contratos de Concessão e OCPC 06 – Apresentação das Demonstrações Financeiras Pro Forma. Os coordenadores desses GTs apresentaram os avanços sobre os trabalhos.

Na agenda da última reunião do Comitê de Pronunciamentos Contábeis também constou atualizações sobre as representações internacionais dos membros do CPC em comitês, a exemplo do Emerging Economies Group (EEG), do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) e do Accounting Standards Advisory Forum (Asaf), entre outros.

Seminário Internacional do CPC: inscreva-se!

Nos dias 1 e 2 de setembro, a Fundação de Apoio ao CPC (FACPC) vai realizar o XVIII Seminário Internacional CPC Normas Contábeis Internacionais, que está com inscrições abertas e terá a seguinte pontuação nos programas de Educação Profissional Continuada: Apimec – 2 créditos; CFC/CRCs – 8 pontos; e IBGC: 3 créditos.

O Seminário tem a finalidade de proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards) no Brasil e das mudanças mais relevantes que estão em andamento ou por vir, conforme as agendas do Iasb e do CPC.

O evento será realizado através de plataforma on-line. Para mais informações e inscrições, clique no link https://eventos.facpc.org.br/programacao/XVIIISeminarioCPC

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Close Menu