Conexão Contábil Centro-Oeste traz a inclusão, a sustentabilidade e a equidade de gênero para o destaque das discussões

Por 07/03/2023março 8th, 2023Sem comentários

Por Rafaella Feliciano | Comunicação CFC

Inclusão, sustentabilidade, equidade de gênero, crescimento social e econômico. Esses são alguns dos assuntos que  dominaram os discursos da solenidade de abertura do Conexão Contábil, edição Centro-Oeste, que acontece hoje (6) e amanhã (7), na cidade de Campo Grande (MS).

Com cinco mulheres e cinco homens compondo a mesa de abertura, o Conexão Contábil trouxe a equidade de gênero para a prática, brindando simbolicamente a luta das mulheres pelo empoderamento feminino, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, o projeto Conexão Contábil, edição Centro-Oeste, retrata a coroação da primeira parte da proposta que é conectar as regiões por meio da capacitação de temas importantes e em voga na contabilidade e no mundo.

“E, hoje, tenho a felicidade de anunciar que este é o primeiro evento que levará o selo de outro projeto: o CFC Inclusivo, por trazer ao debate a importância da inclusão, equidade e diversidade. Esse sempre foi o grande objetivo das nossas edições do Conexão Contábil: Conectar, dividir o conhecimento, trocar experiências. E, todas as cinco edições, tiveram grandes êxitos. Concluir a nossa missão com tantos ganhos nos traz a comprovação da importância do conhecimento para a evolução da classe contábil”, ressaltou Aécio Dantas.

Durante o seu discurso, o presidente também anunciou que o Conexão Contábil agora será nacional e já possui data e local para a sua primeira edição. “Será no estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande que, em junho, teremos o início da segunda fase do nosso projeto. E, esperamos que todos os participantes das últimas cinco edições regionais, estejam presentes para novas discussões, pois o desenvolvimento sustentável do País depende do nosso desenvolvimento intelectual e social”, completou.

O presidente também parabenizou as mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no dia 8 de março, e destacou, ainda, o importante papel feminino na sociedade. “Em nome da ex-presidente do CRCMS, a contadora Maria Leny Adania de Sylo, quero parabenizar e agradecer todas as mulheres que transformam a contabilidade brasileira, com muita garra, amor e dedicação a tudo o que fazem. Parabéns, vocês são essenciais”, concluiu o presidente.

A presidente do Comité de Integración Latino-Europa-América (CILEA), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, também esteve presente na abertura do evento e ratificou a importância da educação para o crescimento da classe contábil. Nós estamos, a cada edição, reforçando matérias que antes estavam muito afastadas de uma discussão mais técnica, de uma propriedade mais efetiva da própria Contabilidade, e, a cada edição dessas, esse debate tem feito com que nós possamos construir um legado de dizer que, sim, a responsabilidade socioambiental, a liderança e a governança são papéis da Contabilidade”, afirmou.

Além do presidente Aécio e da presidente do Cilea, Maria Clara, participaram da solenidade de abertura: a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), contadora Sandra Elvira Gomes Santiago; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), o contador Daniel Mesquita Coelho; o representante do Instituto de Auditoria  Independente do Brasil (Ibracon), o contador Marco Antonio de Carvalho Fabri; a presidente do CRCGO, a contadora Sucena Silvia Hummel; o presidente do CRCMS, o contador Otacílio dos Santos Nunes; a presidente do CRCMT, a contadora Giseli Alves Silvente; e o presidente do CRCDF, o contador Alberto Milhomem Barbosa; e a representante da Prefeitura de Campo Grande, a secretária de finanças do município de Campo Grande, Márcia Helena Hokama.

Visita ao Bioparque Pantanal

Antes da abertura do evento, os participantes do Conexão Contábil, edição Centro-Oeste, realizaram uma visita ao Bioparque Pantanal, um complexo  de 19 mil metros quadrados que ostenta o maior aquário de água doce em todo o mundo. O grande edifício foi desenhado pello artista Ruy Ohtake.

Assista, ao vivo, ao Conexão Contábil Centro-Oeste

Assista o evento, ao vivo, em nosso canal no youtube e confira a nossa programação clicando aqui.