Destaques

Confira o que foi notícia em fevereiro no CRCAL7 minutos de leitura

05/02/2020 – O CRCAL participou de uma reunião no Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL) sobre a campanha de destinação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 aos Fundos dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Participaram o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, o vice-presidente de Administração e Planejamento, Alberto Gaia, o coordenador do PVCC, conselheiro José Carlos Melo, o assessor jurídico do CRCAL, Jonathan Araújo, o delegado da Receita Federal em Alagoas, Plínio Feitosa, o diretor geral do TCE/AL, Daniel Bernardes, o diretor de comunicação do TCE/AL, Geraldo Câmara, a assessora da presidência do TCE/AL, Valéria Hora Barros, o secretário da coordenadoria da infância e juventude do TJ-AL, Hamilton Azevedo, o diretor de planejamento da Agência Artecetera, Luciano Quirino, e a diretora de atendimento da Agência Artecetera, Patrícia Lavenero.

06/02/2020 – Em mais uma parceria entre o CRCAL e a BSSP Centro Educacional, os profissionais da classe contábil alagoana tiveram a oportunidade de participar do Encontro de Líderes Contábeis, que contou com a palestra “Compliance Estrutural”, de Sérvulo Mendonça, e “Estratégias de Planejamento Tributário”, com Radjalma Amorim. Foi um momento produtivo, de muito aprendizado.

10/02/2020 – O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos e o vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCAL, Alberto Gaia, receberam a visita cordial do presidente da Fecomércio, Gilton Lima, e da assessora da presidência, Graça Carvalho, nesta segunda-feira (10/02). Entre os assuntos da pauta, estava o interesse das duas entidades em firmar parceria com o intuito de aproximar empresários e a classe contábil alagoana. A ideia é realizar reuniões periódicas para traçar ações e estratégias neste sentido.

13/02/2020 – O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos; a vice-presidente de Registro, Adriana Andrade Araújo; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Antonio Ricardo Guedes Lins; e os conselheiros Jordão Vieira, representando a Ascontal, Abinael Félix, e Antônio Lamenha, coordenador da Comissão de Membros Representantes da Classe Contábil Junto à Sefaz/AL, além do coordenador da Comissão de Prerrogativa Institucional do CRCAL, Santino Pereira, e o integrante da Comissão de Membros Representantes da Classe Contábil Junto à Sefaz/AL, Thiago Santos,  participaram de uma reunião com os superintendentes da Sefaz/AL Francisco Suruagy, da Receita Estadual, Alexandra da Silva Vieira, de Planejamento Fiscal, Daniel Teixeira dos Santos, de Tributação, Leopoldino Mello, de Crédito Tributário, Cadastro e Articulação Regional. Entre os assuntos da reunião, o CRCAL apresentou pleitos, tais como a prorrogação do prazo para entrega da DTe, tendo em vista melhor aplicabilidade e correção de defeitos na ferramenta, e a regulamentação do artigo 2º, da Lei 8085/2018, que reduz a possibilidade de multas em alguns casos com regras específicas.

Outra questão apresentada na reunião foi a reclamação por parte dos contadores em relação à demora nos agendamentos feitos pela secretaria, bem como a entrega da Sala do Contador, com computador e impressora, no prédio em Jacarecica, o que já existe em órgãos, a exemplo da Semec e Receita Federal.

Ainda na pauta, os representantes do CRCAL falaram sobre a demora quanto à liberação dos DBE. A Sefaz/AL ficou de analisar todas as demandas apresentadas pelo CRCAL e dar uma resposta quanto ao que será feito.

Os dois órgãos também debateram ideias para amadurecer a sincronia entre o cadastro dos sistemas do CRCAL e da SEFAZ/AL com o objetivo de dar mais segurança aos procedimentos e garantir as prerrogativas da classe contábil alagoana.

13/02/2020 – O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, e o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil em Alagoas, conselheiro José Carlos Melo, estiveram reunidos com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), de Maceió, Tereza Rosa Lins Vieira, para tratar sobre a campanha de destinação de parte do IRPF 2020 ao Fundo Municipal do Idoso. Na reunião, ficou acertado que o CRCAL irá incentivar as destinações ao CMDPI por meio de campanhas nas redes do conselho e de eventos que levem informações aos contadores para que eles sensibilizem os clientes sobre a importância deste ato.

13/02/2020 – O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, e a Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo, receberam a visita cordial de Sabita Pontes, gerente comercial do Ipog, e Joyce Dias, supervisora administrativa do Ipog. As representantes do Ipog conheceram o novo presidente do CRCAL, eleito para a Gestão 2020-2021, deram as boas-vindas a José Vieira dos Santos, que falou sobre suas metas. As duas instituições reafirmaram a parceria em prol da Educação Profissional Continuada da classe contábil alagoana.

18/02/2020 – Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) participaram da segunda reunião sobre campanha de destinação do IRPF aos Fundos dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso no TCE/AL.

Participaram da reunião o Coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no CRCAL, José Carlos Melo; o Assessor Jurídico do CRCAL, Jonathan Araújo; o Diretor-Geral e o Diretor de Comunicação do TCE/AL, Daniel Bernardes e Geraldo Câmara; o Delegado da Receita Federal em Alagoas, Plínio Feitosa; o Secretário da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Alagoas, Hamilton Azevedo; o Diretor de Planejamento e a Diretora de Atendimento da empresa de comunicação Artecetera, Luciano Quirino e Patricia Lavenère; a Assessora da Presidência do TCE/AL, Valéria Hora;, e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Ubirajara Ramos.

Nesse encontro, foram apresentadas, pela empresa de Comunicação Artecetera, por meio de uma contribuição do Governo do Estado, as primeiras peças publicitárias para divulgação da campanha, que tem como objetivo difundir informações sobre a destinação de parte do IRPF aos fundos, ou seja, como parte do imposto de renda pode se transformar em ações em prol de crianças, adolescentes e idosos, contribuindo com a cidadania e uma sociedade mais justa.

27/02/2020 – O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, o vice-presidente de Administração e Planejamento, Alberto Gaia, a vice-presidente de Registro, Adriana Araújo, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Antonio Ricardo Guedes Lins, e a diretora executiva do CRCAL, Selma Araújo, estiveram em Brasília para participar do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, realizado pelo CFC.

Discutir e alinhar as metas e objetivos do Sistema CFC/CRCs para o novo biênio foi o foco central do Seminário, que contou com a participação de mais de 200 profissionais, dos 26 estados e do Distrito Federal, entre presidentes, vice-presidentes e conselheiros das esferas nacional e estadual. O evento ocorreu do dia 17 a 20/02.

 

No evento, foram realizadas várias reuniões, apresentadas palestras e os representantes do CRCAL marcaram presença na posse do novo conselho diretor do CFC. Além dos objetivos, prioridades e plano de trabalho, foram debatidos, ainda, assuntos como o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) e PEC 108.

27/02/2020 – Ainda em Brasília, o presidente do CRCAL fez uma visita de cordialidade à presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim. Na ocasião, José Vieira e Maria Clara conversaram sobre projetos importantes com o intuito de promover avanços entre a classe contábil, a exemplo de um grande evento previsto para ser realizado em abril, evidenciado o Dia do Profissional da Contabilidade.

 

28/02/2020 – O CRCAL realizou a plenária referente ao exercício do mês de fevereiro, do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL). Conduzida pelo presidente José Vieira dos Santos, o trabalho reuniu os conselheiros para apreciação e aprovação das pautas, informes e balanços do período.

CLOSE
CLOSE