Skip to main content
search
Notícias

Conheça sete regras para fazer o Exame de Suficiência seguindo os protocolos de biossegurança

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Os protocolos de biossegurança para a primeira edição do Exame de Suficiência de 2021 foram publicados nesta segunda-feira (21). As orientações foram divulgadas no site da Consulplan, banca do certame, e tem a finalidade de promover a proteção dos candidatos e da equipe fiscalizadora da prova contra o contágio da Covid-19. O material foi desenvolvido a partir de instruções nacionais e internacionais de saúde, de prevenção e de combate ao novo coronavírus. Aqueles que não seguirem tópicos de segurança sanitária enumerados no texto serão eliminados. O exame acontece no próximo domingo (27), das 10h às 14h, seguindo o horário oficial de Brasília. Veja as orientações a seguir:

1- Utilize a máscara.

O uso de máscara durante o exame é obrigatório. O acessório deve cobrir, totalmente, o nariz e a boca e precisa ser utilizado durante toda a permanência no local de provas (salas, áreas comuns e banheiros). A máscara poderá ser retirada, temporariamente, apenas quando o candidato for consumir água ou alimentos.

Leve quantidade de máscaras suficiente para as trocas necessárias ao longo da prova e fique atento: quem estiver sem o acessório não poderá acessar o local de prova e não terá direito a reembolso do valor da inscrição.

2- Mantenha o distanciamento social.

Tanto os candidatos como a equipe de fiscalização deverão, obrigatoriamente, manter o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro.

3- Use o álcool.

Higienize as suas mãos com álcool de forma constante, principalmente após o contato com qualquer instrumento de aplicação. Nos locais de aplicação da prova, será disponibilizado álcool 70% para o uso comum. Contudo, o documento com as orientações de biossegurança recomenda que os candidatos também levem álcool para o uso pessoal. Esse produto deve estar em embalagem transparente.

4- Alimente-se e se hidrate de forma segura.

Leve a sua própria garrafa de água, já que os bebedouros dos locais só poderão ser utilizados para reposição de água em garrafas e em copos descartáveis. As garrafas precisam ser, obrigatoriamente, de material transparente. Evite se alimentar e faça isso apenas quando for estritamente necessário.

5- Não se esqueça: será feito controle de temperatura.

A medição de temperatura será realizada em todos os locais de aplicação de provas. Quem estiver com temperatura corporal superior a 37,8 °C será impedido de acessar o local de prova e considerado ausente na aplicação do exame.

6- Quer uma proteção extra? Saiba como!

Itens de proteção extra, como máscara de proteção facial, face shield, luvas, frasco de álcool 70% e óculos poderão ser utilizados pelos candidatos. No entanto, precisam ser transparentes. Esses acessórios e produtos poderão passar por vistoria pela equipe de fiscalização no local de provas.

Lembre-se também de utilizar a sua própria caneta para assinar a lista de presença e os demais instrumentos de aplicação, evitando-se o compartilhamento de objetos pessoais.

7- Se estiver com sintomas da Covid-19, não poderá participar da prova.

Por medida de segurança, aqueles que estiverem com sintomas gripais ou outros sinais comuns aos manifestados na contaminação pelo novo coronavírus não poderão participar da prova. Os candidatos que tiverem confirmação ou suspeita de estarem doentes também ficarão impedidos de fazer o exame.

Outras informações:

Todos os locais de prova serão adaptados, com marcações no chão para organizar as filas de modo seguro, garantindo o afastamento adequado. Além disso, haverá cartazes com explicações sobre distanciamento e higienização. Todos os locais de prova serão higienizados antes da aplicação do Exame de Suficiência.

A equipe de aplicação/fiscalização também passará por protocolos de controle e de segurança. O grupo será submetido a ações como: medição da temperatura corporal e controle do uso de máscara de proteção durante todo o período em que se encontrarem no local de prova. Aqueles que não atenderem a essas exigências serão impedidos de participar da aplicação da prova.

Para acessar a publicação completa, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Close Menu