Conhecendo o CRCAL: Departamento de Desenvolvimento Profissional

Por 06/02/2020novembro 3rd, 2020Sem comentários

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

A Contabilidade é uma área que está em constante transformação devido às alterações na legislação e também pela chegada de novas ferramentas tecnológicas. Para se manter de forma competente e competitiva no mercado, os profissionais devem estar sempre em busca de mais conhecimento e atualizações.

Neste contexto, o Sistema CFC/CRCs é um aliado da classe contábil por meio do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). No Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), o Departamento de Desenvolvimento Profissional é responsável pela realização de eventos em prol do conhecimento.

Capitaneado pela Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, que tem como atual Vice-Presidente o Contador Vieira dos Santos, o Departamento de Desenvolvimento Profissional do CRCAL conta com o Assistente Administrativo, André Trindade, e com a estagiária, Danielly Moura.

A missão é oferecer com frequência oportunidades de aprendizado sobre assuntos que estão em alta na profissão, áreas que receberam atualizações e temas que são sempre importantes. Os conteúdos são passados por profissionais que são referência, em nível estadual ou nacional.

O calendário de eventos, tais como cursos, palestras, workshops, bate-papos, mesas redondas e talk shows, é divulgado no site do CRCAL e nas redes sociais. Os profissionais precisam ter cadastro no Sistema de Eventos do CFC para se inscrever e aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento.

Grandes eventos são realizados, como, por exemplo, a Convenção Alagoana de Contabilidade, Encontros Estadual, nas regiões Agreste e Sertão, da Mulher Contabilista, com grandes nomes da Contabilidade brasileira. Milhares de profissionais alagoanos participam dos eventos promovidos pelo CRCAL ao longo do ano.

A maior parte dos eventos gera pontos no Programa de Educação Profissional Continuada, do Conselho Federal de Contabilidade, e contribui para que os profissionais atendam às exigências do CFC no que diz respeito à pontuação, que deve ser atingida anualmente, na prestação de contas exigida pelo Conselho em nível federal.

A maior parte dos eventos é ofertada de forma gratuita, no quais é solicitada a doação de itens, a exemplo de alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal, para serem destinados a instituições que realizam trabalhos sociais em Alagoas. O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) se encarrega de entregar as doações.

Para entrar em contato com o setor de eventos do CRCAL, é só ligar para o (82) 3194-3002, pelo e-mail desenprof@crcal.org.br ou ir à sede do Conselho, que fica na rua Dona Tereza de Azevedo, 1536, Pinheiro, em Maceió. O atendimento presencial é feito mediante agendamento por e-mail, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h (horário especial, devido à pandemia da Covid-19).

André Trindade.