Destaques

Conselho de Contabilidade escolhe lista tríplice para colegiado da Junta Comercial

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

O plenário do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) reuniu-se nesta quarta-feira (14) para definir os nomes dos três indicados para o colegiado de vogais da Junta Comercial do estado (Juceal). A plenária extraordinária ocorreu de forma virtual e a lista tríplice será enviada para escolha do órgão, conforme determina a Lei Estadual nº 6.180, de 08 de agosto de 2000.

Os candidatos a vogal titular indicados pelo CRCAL foram o presidente do conselho, contador José Vieira dos Santos, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Carlos Melo, e o vice-presidente de Controle Interno, Nícholas Nascimento.

A lista também aponta os respectivos suplentes. São eles: o vice-presidente de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina, contador Antônio Ricardo Lins; a conselheira Tanísia Marinho Rodrigues e o conselheiro Silvânio Barbosa, de Delmiro Gouveia.

Com a indicação, cabe à Junta Comercial de Alagoas escolher o representante do CRCAL para compor seu conselho. Segundo a legislação, o plenário de vogais é composto por 11 membros, sendo representantes de entidades de classe, Federação de Comércio e Indústria, Associação Comercial e União. O mandato é de quatro anos.

“A participação do CRCAL no conselho de vogais representa mais uma defesa da classe empresarial e empreendedora. Os contadores são agentes essenciais na constituição e desenvolvimento dos negócios e contribuem para melhorar a eficiência deste órgão público com o mercado”, analisa o presidente José Vieira, atual representante do CRCAL na Juceal.

A Junta Comercial é um órgão da administração pública estadual responsável pelo registro de empresas, ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Compete a ele coordenar, executar, avaliar, apoiar, orientar, registrar e dar publicidade às atividades inerentes à abertura, alteração e baixa de empresas dentro do Estado de Alagoas.